A China alcançou um marco histórico no mercado automotivo: metade dos veículos vendidos em julho foram carros elétricos ou híbridos plug-in. O resultado destaca a liderança do maior mercado automotivo do mundo na adoção de veículos eletrificados, deixando para trás seus pares ocidentais.
As vendas de veículos de novas energias (NEVs) saltaram 37% em comparação ao mesmo período do ano passado, representando um recorde de 50,7% das vendas de automóveis, segundo dados da Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA). Três anos atrás, os NEVs representavam apenas 7% do total de vendas de veículos no país. Investidores pesados em cadeias de suprimentos de EVs impulsionaram o crescimento da indústria doméstica de veículos elétricos, deixando muitas marcas estrangeiras estabelecidas para atrás.
Para comparação, a participação de vendas de veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos foi de 18% no primeiro trimestre deste ano, segundo a Administração de Informação Energética dos EUA. No Brasil, o market share dos eletrificados ficou na casa dos 7%, segundo os dados mais recentes da ABVE/Fenabrave.
O ritmo de crescimento dos NEVs na China acelerou em relação aos 28,6% de aumento registrados em junho. As vendas de veículos elétricos a bateria subiram 14,3% em julho, em comparação com o crescimento de 9,9% em junho.
O sólido crescimento das vendas de NEVs ajudou algumas marcas locais, como BYD e Li Auto, a estabelecer novos recordes mensais de vendas em julho. No entanto, as vendas gerais de automóveis caíram 3,1%, se estendendo pela quarta queda mensal consecutiva, com a confiança do consumidor enfraquecida enquanto a economia luta para ganhar impulso em meio a uma crise prolongada no mercado imobiliário.
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Diante da desaceleração do mercado automotivo, o governo chinês adotou medidas para impulsionar as vendas. Os subsídios para a compra de veículos elétricos foram duplicados e retroagidos a abril, e as cidades estão flexibilizando as restrições à aquisição de carros. Pequim, por exemplo, aumentará em 20.000 o número de licenças para veículos elétricos. Essas medidas, combinadas com o fim gradual da intensa guerra de preços entre as fabricantes, visam estabilizar o mercado e estimular a demanda por veículos elétricos e híbridos plug-in. A BYD, maior fabricante de EVs do país, continua oferecendo descontos, embora em menor escala.
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