Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico articulado desenvolvido no Brasil
Com previsão de lançamento em 2026, eO500UA possui alcance de até 250 km e capacidade para 120 passageiros
A Mercedes-Benz apresentou recentemente o modelo eO500UA, seu novo ônibus elétrico articulado. Desenvolvido e produzido no Brasil, o veículo representa um marco importante em termos de soluções para a eletrificação do transporte público no país e na América Latina.
Com previsão de chegada ao mercado em 2026, o eO500UA é a evolução natural do eO500U, que já circula pelas pelas ruas de São Paulo.
"O eO500UA é um articulado de Piso Baixo para carrocerias de 18 metros, ideal para grandes capitais. Sua tecnologia se diferencia do irmão menor eO500U por ter motor elétrico central e baterias de última geração, garantindo autonomia de 250 km", explica Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Um passo rumo à eletromobilidade
A produção do eO500UA será feito na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo. "Este veículo deverá começar a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos", afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
Desafios e oportunidades
A eletrificação do transporte público exige um esforço conjunto de diversas partes interessadas. "Os operadores de transporte investem em veículos para gerir seus negócios da forma mais viável possível. Ou seja, os elétricos precisam ser viáveis economicamente para os clientes", afirma Achim Puchert.
Para que a eletromobilidade se torne uma realidade, é fundamental contar com:
- Tecnologia: expertise necessária para desenvolver veículos elétricos de alta performance e durabilidade.
- Infraestrutura: A expansão da rede de carregamento e a adaptação das garagens são essenciais para a operação eficiente dos ônibus elétricos.
- Financiamento: Oferecer condições especiais de financiamento para a aquisição de ônibus elétricos é fundamental para incentivar a adoção dessa tecnologia.
- Políticas públicas: A criação de políticas públicas que incentivem a eletrificação do transporte público é crucial para acelerar a transição para um futuro mais sustentável.
O eO500UA passará por testes no Campo de Provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e em parceria com a Daimler Buses na Alemanha.
Galeria: Mercedes-Benz eO500UA - ônibus elétrico articulado
Para garantir a confiabilidade do eO500UA, a Mercedes-Benz submeterá seus protótipos a um programa de testes abrangente. As avaliações envolverão tanto condições controladas nas pistas do Campo de Provas em Iracemápolis (SP) quanto situações reais de uso em ruas da cidade de São Paulo. Em paralelo, testes mais específicos para validar os sistemas de frenagem e segurança serão realizados em parceria com a Daimler Buses na Alemanha e na Finlândia.
"Após uma série de simulações virtuais, é uma satisfação e orgulho ver o veículo iniciando testes nas pistas", destaca Walter Barbosa.
O futuro do transporte público
Com o lançamento do eO500UA, a Mercedes-Benz reafirma sua posição no segmento de ônibus elétricos. "Nossos veículos são projetados para oferecer o máximo de conforto, segurança e eficiência aos passageiros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades", afirma Achim Puchert.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil