Impressões Lexus RX 450h+: híbrido plug-in reúne luxo e eficiência
Primeiro desse tipo da marca, tem alcance elétrico de 56 km e as tecnologias mais recentes
Lançado recentemente, o novo Lexus RX 450h+ é o primeiro SUV híbrido plug-in da marca no Brasil. Mirando os SUVs eletrificados de marcas premium, o modelo topo de linha da Lexus chega ao mercado combinando um pacote recheado de tecnologia e a primazia entre os PHEVs da marca no país, com destaque para o desempenho, níveis de consumo e eficiência energética.
Nascida nos Estados Unidos na década de 1980, a Lexus ganhou o mundo e se consolidou como uma linha de luxo da Toyota. Se destacando pelo portfólio exclusivamente de veículos eletrificados desde 2020, a Lexus tem como meta ambiental reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.
Em sua segunda geração, o Lexus RX 450h+ estreia no Brasil utilizando o mesmo trem de força do primo RAV4 Hybrid, composto por um motor a combustão de 2.5 litros com dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma bateria de íons de lítio de 18,1 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de até 56 km, segundo os dados do Inmetro - o tempo de recarga é de pouco mais de duas horas utilizando um wallbox.
Com uma potência combinada de 308 cv e torque de 23,6 kgfm do motor combustão (as unidades elétricas possuem 27 e 12,1 kgfm, respectivamente) o RX 450h+ alia desempenho e eficiência, com consumo declarado de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, pelo padrão Inmetro. Sua transmissão Hybrid Transaxle, aliada ao sistema de tração integral AWD, que possui distribuição de torque otimizada entre os eixos dianteiro e traseiro, garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, conforme os dados divulgados.
Sem deixar de lado o padrão adotado por outros modelos da Lexus, o design externo do Lexus RX 450h+ é caracterizado pela ampla grade frontal Spindle Body, faróis de LED com ajuste automático e assinatura em "L" e silhueta composta por molduras cromadas e rodas de liga leve de 21 polegadas com acabamento diamantado. A traseira tem lanternas que se estendem até a tampa do porta-malas, oferecendo abertura e fechamento hands-free. O modelo chega ao Brasil com uma ampla gama de oito cores, incluindo opções exclusivas.
A marca japonesa destaca que o interior do Lexus RX 450h+ foi projetado com foco no motorista e nos passageiros. O conceito Tazuna, que coloca o motorista no centro das atenções, é evidenciado pelo posicionamento ergonômico dos comandos e pelo Head-up Display.
Na lista de equipamentos, há bancos com ajustes elétricos e sistema de ventilação e aquecimento, central multimídia de 14 polegadas, com controle por voz e conectividade sem fio, sistema de som premium, teto solar panorâmico, iluminação ambiente e o ar-condicionado de três zonas. Além disso, o RX 450h+ conta com uma série de recursos de segurança ativa e passiva, como o Lexus Safety System+ 3.0, que inclui frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa.
Impressões
O primeiro contato com o Lexus RX 450h+ foi na própria fábrica da Toyota, em Sorocaba (SP). No local, além da apresentação estática do SUV híbrido plug-in, tivemos a oportunidade de dar algumas voltas na pista de testes interna da Toyota.
Foi um contato breve e em ambiente controlado, o que ainda não permite um julgamento de uso na vida real, mas suficiente para as primeiras impressões antes de uma avaliação completa, algo que não deve demorar a acontecer.
O RX450h+ surpreendeu pelo bom comportamento dinâmico, elogiável para um SUV desse porte. O mais novo Lexus PHEV é bem assentado, demonstrou pouca rolagem da carroceria e freou com firmeza, mesmo dirigindo no modo Normal. Uma breve volta com o modo Sport ativado, bem como outros parâmetros nesse modo, mostrou resultados ainda mais interessantes para um veículo com essa proposta.
De resto, o SUV grande da Lexus chamou a atenção pelo nível de acabamento, com materiais de alta qualidade no interior, bem como o cuidado na montagem e design dos elementos de acabamento, dignos de um carro premium. Aqui, também notamos uma atenção extra para o motorista com a posição de dirigir cockpit, ótima ergonomia com a sorte de ajustes disponíveis e o silêncio à bordo, sem falar na lista de equipamentos e tecnologia disponíveis. Tudo causa uma boa impressão logo de cara.
Foco no cliente
Na ocasião, conversamos com Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil, que enfatizou o foco da marca na experiência do cliente. Apesar de ser algo inerente à uma marca premium, a executiva explica que esse objetivo é perseguido com acompanhamento individualizado das lojas, muitas vezes 'in loco', para sentir de perto as reais necessidades dos clientes e desafios dos concessionários, entre outras ações assertivas.
Galeria: Lexus RX 450h+ (BR)
A Lexus conta com 10 concessionárias localizadas nas principais cidades brasileiras. Com uma rede em expansão, a marca oferece uma gama completa de serviços, incluindo a única garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas e 8 anos para o sistema híbrido. Além disso, o LexusCare proporciona benefícios exclusivos e a assistência 24 horas. Outro ponto destacado pelos executivos da marca é a agilidade na entrega de peças, com 90% dos pedidos atendidos em até 25 dias.
Quanto custa?
O Lexus RX 450h+ já está disponível nas concessionárias da marca em todo o Brasil, com preço sugerido de R$ 609.990, ocupando o topo da gama. Em termos de posicionamento, um dos principais concorrentes é o Volvo XC90, híbrido plug-in de topo da marca sueca que tem 462 cv de potência e 50 km de alcance elétrico, com preço inicial na mesma faixa: R$ 608.950.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lexus RX 450h+: SUV híbrido plug-in de luxo chega ao Brasil por R$ 609.990
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Lexus pode lançar sedã ES elétrico e dar origem a um Toyota Camry EV
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota terá sedã elétrico com 800 km de alcance para encarar Tesla Model 3
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota também anuncia mudança para o padrão de carregamento da Tesla