O conglomerado estatal chinês Dongfeng, embora pouco presente fora da China, deve expandir suas operações em 2024. Há rumores de que uma fábrica própria possa ser construída na Itália. Na vizinha Suíça, a marca premium Voyah, pertencente à Dongfeng, já está no mercado. Agora, o modelo Dongfeng Nano Box também chega ao país europeu. 

O carro elétrico foi lançado na China em novembro, durante o Salão do Automóvel de Guangzhou, sob o nome Nammi 01. Na época, ele estava disponível por preços entre 79.800 e 109.800 yuans (R$ 60 mil a R$ 84 mil), segundo o CarNewsChina. A marca Nammi se concentrará em pequenos carros elétricos.

Dongfeng Box 2024

O Nammi 01 tem pouco mais de quatro metros de comprimento: a versão chinesa original mede 4.030 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.570 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.660 mm. Isso o torna 13 cm mais alto que o Opel Corsa Electric. Suas proporções se assemelham mais a um mini SUV, como o Citroën e-C3. O porta-malas tem capacidade de 326 a 945 litros. Para comparação, o Corsa elétrico comporta 267 a 1.042 litros, enquanto o e-C3 tem 310 litros (o volume máximo ainda não foi divulgado).

A carroceria do Dongfeng apresenta um design arredondado e volumoso. Detalhes como as maçanetas retráteis, os vidros sem moldura, os faróis inusitados e a combinação de cores dão um toque de sofisticação ao veículo. O estilo geral lembra os modelos compactos e modernos da Smart.

Dongfeng Box 2024

O interior apresenta um visual elegante em preto e branco, com materiais de alta qualidade. As portas e o painel são revestidos com um tecido acolchoado em formato de grade. O painel de instrumentos é pequeno e fica atrás do volante, enquanto a tela multimídia sensível ao toque, no formato horizontal, domina o centro do painel. Botões físicos são escassos.

O modelo é baseado na plataforma Dongfeng S3 e é equipado com um motor elétrico frontal de 70 kW (95 cv), capaz de atingir até 140 km/h. As baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP) oferecem duas opções: 31,5 kWh para uma autonomia de 330 km e 42,3 kWh para 430 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC.

A carga rápida promete recuperar 200 km de autonomia em apenas 8 minutos, porém, dados sobre a potência de carga, tempo de carga total e carregador de bordo não foram divulgados. Na Suíça, apenas a bateria maior estará disponível, com autonomia WLTP estimada em 310 km.

O preço inicial é de 21.990 francos suíços (cerca de R$ 138 mil), mas as reservas estão abertas e a configuração do veículo ainda não está disponível. O Dongfeng Box também será lançado na Noruega a partir de 189.000 coroas norueguesas (cerca de 96.000 reais).

O conglomerado estatal chinês Dongfeng ainda tem pouca presença na Europa. Com o lançamento do Dongfeng Nammi Box na Suíça, a marca apresenta um interessante modelo elétrico no segmento de entrada. O preço de 23.000 euros e autonomia de 310 km o tornam uma alternativa atraente ao Citroën e-C3.