MG4 é flagrado em testes no Brasil: hatch elétrico deve chegar em 2025
Com porte de Dolphin Plus, carro elétrico da SAIC roda em testes avançados no país
O MG4, hatch elétrico da centenária marca britânica MG, atualmente controlada pela chinesa SAIC, foi flagrado sem camuflagem rodando em testes na Marginal Tietê, em São Paulo. O registro foi feito por Thiago Moreno, editor do Motor1 Brasil, e reforça a expectativa de lançamento do modelo no mercado brasileiro.
Lançado em 2022 na Europa, onde já está disponível em diversas versões, o MG4 é um dos modelos mais competitivos do segmento C, conquistando espaço em um dos mercados mais exigentes do mundo. Em 2023, foi o sexto veículo elétrico mais vendido na União Europeia, com 72.421 unidades comercializadas. Além disso, é provável que o modelo passe a ser produzido em uma nova fábrica da SAIC no continente, junto ao recém-anunciado SUV MG S5 e a próxima geração do MG 5, também conhecido como Roewe Ei5 na China.
O MG4 se destaca pelo design moderno, com faróis afilados, uma linha de ombros marcante e proporções equilibradas. Suas dimensões incluem 4,29 metros de comprimento, 2,06 metros de largura (com espelhos) e 1,50 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,70 metros. São números que o colocam na mesma faixa de tamanho que o BYD Dolphin Plus, por exemplo.
Galeria: MG4 Electric (2023) - teste
O modelo utiliza a plataforma MSP (Modular Scalable Platform), desenvolvida pela própria SAIC, que garante flexibilidade para diferentes configurações e eficiência energética. Na variante de entrada, o MG4 é oferecido com duas opções de bateria e desempenho:
- Standard (51 kWh): autonomia de 350 km (WLTP), motor de 125 kW (170 cv), torque de 250 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
- Comfort e Luxury (64 kWh): autonomia de até 450 km, motor de 150 kW (204 cv), mesmo torque de 250 Nm e aceleração de 7,9 segundos.
MG4 Electric (2023) Confort
Ambas as versões possuem garantia de 8 anos ou 150.000 km para as baterias, que variam entre os tipos de tecnologia utilizadas: fosfato de ferro-lítio na versão Standard e níquel-cobalto-manganês nas versões superiores.
Em termos de carregamento, o MG4 suporta potências de até 135 kW em carregadores rápidos DC. Para carregadores AC, o modelo oferece capacidade de até 11 kW nas versões Comfort e Luxury.
O porta-malas apresenta capacidade que varia entre 350 e 1.165 litros, dependendo da configuração e do rebatimento dos bancos. Além disso, o modelo pode rebocar cargas de até 500 kg, ampliando suas possibilidades de uso.
Preparando-se para o Brasil
A chegada do MG4 ao Brasil é aguardada para 2025, enquanto a marca britânica sob o guarda-chuva da chinesa SAIC amplia suas pretensões globais. Após a consolidação na Europa, a empresa se juntará às outras marcas chinesas que estão desembarcando no Brasil, prometendo deixar a concorrência no segmento de carros elétricos mais acirrada. Vamos acompanhar os próximos passos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros elétricos chineses com seguro caro afastam clientes no Reino Unido
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
Veja o arrojado conceito de carro elétrico inspirado em games
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
Roadster elétrico com 800 km de autonomia é revelado por completo
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Primeira perua 100% elétrica chega ao mercado com 400 km de autonomia