• O Mini EV Wuling Hongguang foi um sucesso na China. Ele costumava superar as vendas do Tesla Model Y, embora as vendas tenham caído no ano passado.
  • A Wuling vendeu 237.863 unidades do Hongguang Mini EV em 2023, abaixo de 404.823 em 2022.
  • O atual Wuling Hongguang Mini EV tem um preço base equivalente a R$ 28.000

Antes que as histórias do Dolphin Mini da BYD ou da marca Onvo da Nio dominassem os noticiários desafiando a Tesla, havia um carro que se recusava a sair da boca dos jornalistas: o Wuling Hongguang Mini EV. Produzido em parte com a ajuda da GM e inspirado nos kei cars japoneses, o minúsculo EV quadradinho disparou para o topo das paradas de vendas de EVs da China.

Em determinado momento, seu preço de aproximadamente US$ 4.000 (R$ 28.000) fez manchetes, e suas vendas até superaram o Tesla Model Y. Mas o mercado chinês é volátil. Um líder de vendas hoje pode ser uma notícia antiga amanhã. O Wuling Hongguang Mini EV caiu bastante nas paradas de vendas, mas parece que um novo modelo está a caminho com um potencial de maior apelo. 

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O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) expôs fotos de patentes do menor EV da Wuling antes de seu lançamento oficial. Registrar-se no MIIT é um passo necessário para as montadoras que desejam lançar um carro na China, mesmo que isso exponha o design do carro antes de sua apresentação na mídia.

Pelo que podemos ver, o novo Wuling Hongguang Mini EV ainda é um quadrado, mas parece um pouco mais sofisticado. As dimensões ainda são pequenas. O Hongguang Mini EV tem apenas 3.256 mm de comprimento, embora seja um pouco mais longo que o original de 2.916 cm. Uma distância de 2,19 metros é o entre eixos do Hongguang Mini EV. Assim, o Hongguang Mini EV agora virá com o opcional de quatro portas. O modelo de cinco portas deve aumentar o apelo do carro, embora possa pisar nos pés do Wuling Bingo, da mesma casa.

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Não há especificações sobre a bateria, mas o arquivo MIIT nos informa um pouco sobre o motor. Podemos ver um eixo sólido e um motor aparecendo sob a tampa do para-choque na foto traseira. O MIIT diz que o carro terá um motor de 40 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 100 km/h, mantendo sua essência de carro elétrico para a cidade. 

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Não tenho dúvidas de que este carro venderá bem, mas provavelmente não voltará a ser o carro elétrico mais vendido da China. Para começar, a potência asiática encerrou muitos subsídios para carros tão pequenos e lentos. Na China, EVs que percorrem menos de 200 km ou não podem exceder 100 km/h não se qualificam para os mesmos incentivos fiscais que carros de maior alcance.

Da mesma forma, carros como o antigo Hongguang Mini EV e seus similares desenvolveram uma reputação de serem veículos inseguros. O antigo Wuling Hongguang EV não tinha airbags ou mesmo um para-choque de verdade. Os fabricantes começaram a atualizar a segurança desses modelos, mas parece que isso afetou o preço. Por exemplo, o Changan Lumin Corn é referido como um "mini EV de segunda geração", mas seu preço base é de aproximadamente R$ 37.000. Em comparação, o BYD Seagull é (Dolphin Mini) um carro de verdade com mais autonomia e uma velocidade máxima de 130 km/h, e pode ser adquirido por pouco menos de R$ 51.000.

Isso pode não ser uma boa notícia para a GM, que está intimamente ligada à Wuling. As marcas da GM têm enfrentado dificuldades na China ultimamente, e ela precisa desesperadamente de vendas para impedir que a marca se reduza a nada. Esse Mini EV Wuling Hongguang atualizado parece bom, mas não será suficiente para mudar a sorte da empresa no maior mercado automotivo do mundo. A Tesla não deve se preocupar tanto.