Os caminhões elétricos podem se tornar comuns no transporte da Alemanha em 2040, substituindo em grande parte os modelos movidos a diesel, de acordo com um estudo dos especialistas em auditoria da PwC (Price Waterhouse).
A análise, que foi apresentada nesta semana na IAA Transportation em Hannover, no norte da Alemanha, destaca uma mudança significativa na indústria de transporte. O estudo da PwC sugere que mais de 20% dos caminhões e ônibus em todo o mundo funcionarão com baterias elétricas até 2030, e esse número pode disparar para 90% em 2040.
Linha de caminhões totalmente elétricos da Volvo Trucks para a Europa
Além disso, prevê-se que as vendas globais de caminhões elétricos alcancem 600.000 unidades em 2030, crescendo para 2,7 milhões de unidades anuais em 2040.
Jörn Neuhausen, especialista em estratégia e indústria da PwC, afirmou que o setor de transporte está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelos novos modelos de veículos elétricos e por regulamentações mais rígidas sobre emissões de dióxido de carbono a partir de 2030.
Segundo o estudo, a autonomia dos caminhões elétricos deve aumentar 50% até 2030, passando de 600 para 900 quilômetros, enquanto o tempo de recarga será reduzido. Além disso, os custos dos sistemas de propulsão elétrica devem cair em 10%
Como resultado, caminhões e ônibus elétricos poderão ser usados de forma economicamente viável no transporte de longa distância e em rotas regulares, e podem até se tornar mais baratos que os veículos a diesel em termos de custo total.
Caminhões elétricos até 2040
No entanto, o estudo destaca que é crucial expandir a infraestrutura de recarga. A PwC estima que a Europa precisaria de 6,1 bilhões de euros (6,8 bilhões de dólares) em investimentos públicos até 2035 para construir 720 áreas de recarga, enquanto as empresas teriam que investir 28,6 bilhões de euros para instalar cerca de 28.500 pontos de recarga adicionais.
A feira IAA, na edição de 2024, apresentou os mais recentes modelos de caminhões elétricos e movidos a hidrogênio de fabricantes como Daimler, Scania e Volvo, contando com a participação de 1.650 expositores de 41 países.
Fonte: DPA
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