Os fabricantes chineses SAIC e BYD devem manter os preços de seus veículos elétricos na Europa em 2024, mesmo com a imposição de tarifas adicionais pela União Europeia.

A decisão da União Europeia de aplicar tarifas punitivas aos veículos elétricos fabricados na China não deve causar aumentos imediatos nos preços desses modelos, segundo as montadoras. A unidade francesa da MG Motor, pertencente à SAIC, informou que as novas tarifas mais elevadas não impactarão os preços de seus veículos elétricos na França neste ano.

MG4 Electric (2023) Comfort

A MG Motor França classificou as tarifas como "excessivas" e afirmou que elas podem prejudicar a transição ecológica da Europa. Em resposta, a empresa decidiu não repassar o aumento aos seus clientes em 2024, mantendo os preços de seus modelos totalmente elétricos. Na Itália, a MG também não alterará os preços, mas avaliará ajustes mensais para maximizar as vendas no país, de acordo com uma fonte interna.

A MG, que é a marca chinesa líder em vendas na Europa, foi a mais afetada pelo aumento das tarifas, com uma nova taxa de 35,3% aplicada sobre seus carros totalmente elétricos, além dos 10% já existentes. Entre janeiro e agosto de 2024, a MG registrou 159.387 unidades vendidas na Europa, de acordo com a Dataforce. No entanto, a maior parte dessas vendas inclui carros a combustão, híbridos e híbridos plug-in, que não são impactados pelas novas tarifas.

BMW iX3 (2022)

A BYD, outra gigante chinesa de veículos elétricos, também deve manter os preços inalterados na Itália até o final deste ano, conforme relatado por uma fonte à Reuters.

Outras montadoras também se posicionaram sobre o tema. A Seat, unidade do Grupo Volkswagen, que importa o modelo elétrico Cupra Tavascan da China, considerou as tarifas "punitivas" e declarou que fará todo o possível para evitar que esses custos sejam repassados aos clientes. A empresa confirmou que o preço do Tavascan permanecerá o mesmo para todas as entregas realizadas em 2024.

Desempenho do motor duplo Volvo EX30 2025 (cinza vapor)

Outros veículos elétricos exportados da China para a Europa, como o Tesla Model 3, BMW iX3, Minis elétricos, Dacia Spring e Volvo EX30, também estão sujeitos às novas tarifas. Para evitar esses custos, a Volvo planeja iniciar a produção do EX30 em Ghent, na Bélgica, a partir do primeiro semestre de 2025.

Montadoras Tarifa adicional
SAIC 35,3%
Geely 18,8%
BYD 17%
Tesla 7,8%
Outras empresas cooperantes 20,7%

Fonte: Bloomberg News

As tarifas variam de 7,8% para a Tesla, que recebe poucos subsídios da China, a até 35,3% para montadoras que não cooperaram com a investigação da União Europeia sobre subsídios estatais. Considerando o imposto de importação de 10% já existente, as tarifas para fabricantes que exportam da China podem chegar a 45%.