O novo Chevrolet Equinox EV foi lançado oficialmente no Brasil. O SUV elétrico baseado na plataforma Ultium é o primeiro da marca equipado com dois motores elétricos e tração integral eAWD. Sua autonomia é de 443 km com uma única carga, de acordo com o ciclo do Inmetro.
Na prática, o Equinox EV chegou ao mercado logo após o Blazer EV, que já foi lançado por R$ 479 mil. A dupla protagoniza a nova fase de eletrificação da GM para a região, ambos baseados na plataforma Ultium.
Medindo 4,84 metros de comprimento e com 2,95 metros de entre-eixos, o SUV elétrico da Chevrolet se destaca por ter sido desenvolvido em uma arquitetura específica para veículos elétricos. Em termos de powertrain, estamos falando de tração integral eAWD um motor elétrico duplo com 292 cv (215 kW) de potência combinada e 46 kgfm de torque máximo. A Chevrolet declara aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
A bateria com 85 kWh de capacidade dividida em 10 módulos possui alcance de 443 km pelo PBEV do Inmetro. Vale mencionar que o Equinox EV de motor duplo tem uma autonomia máxima estimada pelo padrão EPA de até 285 milhas (458 km), mostrando uma proximidade dos dados informados pelos órgãos brasileiro e norte-americano.
A Chevrolet também destaca a capacidade de recargas rápidas, que permitem adicionar até 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos usando carregadores rápidos DC de 150 kW ou até 22 kW em AC.
Entre as funcionalidades, o Equinox EV conta com sistema One Pedal, que permite acelerar e frear o veículo utilizando apenas o pedal do acelerador, com níveis de regeneração ajustáveis. O SUV elétrico também conta com recursos avançados de segurança, como a frenagem autônoma de emergência, que atua inclusive em manobras de marcha à ré. Além disso, o sistema de climatização adaptativa ajusta automaticamente a temperatura do ar-condicionado, dos bancos e do volante.
O novo Equinox EV vem com um sistema de informação e entretenimento com tela de 17,7 polegadas, Google integrado, painel de instrumentos digital de 11 polegadas, banco do motorista com ajuste elétrico de 8 vias, rack de teto, espelhos laterais aquecidos, controle de cruzeiro adaptativo e um conjunto ótico frontal com LEDs.
Também estão disponíveis os recursos do OnStar e do myChevrolet app, específicos para veículos elétricos. Entre eles, está a funcionalidade de planejamento de rota, que identifica os locais de recarga ao longo do caminho e estima a autonomia até o destino. O motorista também pode consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo será necessário na tomada para completar a viagem.
Disponível em pré-venda no Brasil por R$ 419.000, o Equinox EV chega em versão única com tração integral. A Chevrolet oferece aos primeiros clientes duas opções de carregadores, 4 anos de serviço OnStar, crédito de recarga de 1.200 kWh na parceira EZVolt, 3 anos de revisões gratuitas, entre outras vantagens.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Chevrolet Equinox EV: SUV elétrico será lançado no Brasil em outubro
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chevrolet Equinox EV: SUV elétrico já aparece no site da marca no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Blazer EV estreia no Brasil em agosto; Equinox EV vem em seguida