Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Produção em Manaus e chegada às lojas prevista para fevereiro de 2025
A Yamaha apresentou a Neo's Connected, sua primeira scooter elétrica no Brasil, com produção local prevista para iniciar em Manaus em janeiro de 2025 e chegada às lojas em fevereiro. Com um design que combina minimalismo e modernidade, a scooter se destaca por detalhes como molduras emborrachadas, ampla conectividade e foco em deslocamentos urbanos.
A Neo's Connected apresenta um visual que se destaca pelas molduras emborrachadas que protegem a scooter de pequenos impactos, enquanto o assento ergonômico e o espaço para um capacete aberto favorecem a utilização. Além disso, a scooter conta com compartimentos para armazenamento, como um porta-objetos frontal e um gancho no guidão.
A scooter é equipada com baterias de íon de lítio removíveis e um motor elétrico trifásico de excitação síncrona, montado no cubo da roda traseira. O motor oferece uma potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm e pode atingir um pico de 2,4 kW a 400 rpm, com torque de 135 Nm. As baterias têm capacidade de 23,2 Ah e operam com uma tensão de 50,4 V, proporcionando uma recarga completa de 0 a 100% em cerca de 9 horas, ou de 20 a 80% em 5 horas.
A Yamaha não divulgou as especificações de desempenho e alcance para o Brasil, mas o modelo similar que é vendido na Europa com o mesmo conjunto elétrico pode acelerar até os 45 km/h para se enquadrar no segmento de ciclomotores por lá. A autonomia com as duas baterias fica em 68 km no padrão europeu.
Entre os itens de destaque estão a chave presencial, tomada 12V, conectividade via aplicativo Yamaha Motorcycle Y-Connect, gancho no guidão, espaço para capacete aberto e porta-objetos dianteiro. A scooter também oferece dois modos de pilotagem, além de faróis, lanternas e setas com iluminação full LED. O painel conta com uma tela LCD que exibe o estado de carga da bateria, o modo de pilotagem (ECO ou RUN) e funções de conectividade. Quando o nível de carga da bateria atinge menos de 20%, o painel exibe um alerta e a velocidade da scooter é reduzida automaticamente para conservar energia.
Pesando apenas 90 kg, a Neo's Connected será oferecida em três opções de cores: e-Blue, e-Black e e-White, todas com rodas pretas. A chegada às lojas está prevista para fevereiro de 2025, quando os preços serão oficialmente anunciados. Segundo a Yamaha, a scooter elétrica conta com uma vida útil de bateria estimada em 3 anos ou 25.000 km.
Galeria: Yamaha Neo's Connected (BR)
Especificações Técnicas
- Motor: Elétrico trifásico sincronizado de excitação
- Potência: 2,3 kW (nominal) / 2,4 kW (pico)
- Torque: 135 Nm
- Bateria: 2 x Lítio (23,2 Ah / 50,4 V)
- Tempo de Recarga: 9 horas (0-100%) / 5 horas (20-80%)
- Peso Líquido: 90 kg
- Velocidade Máxima: N/D
- Autonomia: N/D
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"SUV dos scooters": Startup indiana recebe investimento da Yamaha
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Já andamos na scooter Yamaha Neo's, a nova 'cinquentinha elétrica'
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Maxi scooter elétrica Yamaha E01 estreia em meados de 2022
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Yamaha Neo's estreia como scooter elétrica de visual retrô