Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Produção em Manaus e chegada às lojas prevista para fevereiro de 2025
A Yamaha apresentou a Neo's Connected, sua primeira scooter elétrica no Brasil, com produção local prevista para iniciar em Manaus em janeiro de 2025 e chegada às lojas em fevereiro. Com um design que combina minimalismo e modernidade, a scooter se destaca por detalhes como molduras emborrachadas, ampla conectividade e foco em deslocamentos urbanos.
A Neo's Connected apresenta um visual que se destaca pelas molduras emborrachadas que protegem a scooter de pequenos impactos, enquanto o assento ergonômico e o espaço para um capacete aberto favorecem a utilização. Além disso, a scooter conta com compartimentos para armazenamento, como um porta-objetos frontal e um gancho no guidão.
A scooter é equipada com baterias de íon de lítio removíveis e um motor elétrico trifásico de excitação síncrona, montado no cubo da roda traseira. O motor oferece uma potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm e pode atingir um pico de 2,4 kW a 400 rpm, com torque de 135 Nm. As baterias têm capacidade de 23,2 Ah e operam com uma tensão de 50,4 V, proporcionando uma recarga completa de 0 a 100% em cerca de 9 horas, ou de 20 a 80% em 5 horas.
A Yamaha não divulgou as especificações de desempenho e alcance para o Brasil, mas o modelo similar que é vendido na Europa com o mesmo conjunto elétrico pode acelerar até os 45 km/h para se enquadrar no segmento de ciclomotores por lá. A autonomia com as duas baterias fica em 68 km no padrão europeu.
Entre os itens de destaque estão a chave presencial, tomada 12V, conectividade via aplicativo Yamaha Motorcycle Y-Connect, gancho no guidão, espaço para capacete aberto e porta-objetos dianteiro. A scooter também oferece dois modos de pilotagem, além de faróis, lanternas e setas com iluminação full LED. O painel conta com uma tela LCD que exibe o estado de carga da bateria, o modo de pilotagem (ECO ou RUN) e funções de conectividade. Quando o nível de carga da bateria atinge menos de 20%, o painel exibe um alerta e a velocidade da scooter é reduzida automaticamente para conservar energia.
Pesando apenas 90 kg, a Neo's Connected será oferecida em três opções de cores: e-Blue, e-Black e e-White, todas com rodas pretas. A chegada às lojas está prevista para fevereiro de 2025, quando os preços serão oficialmente anunciados. Segundo a Yamaha, a scooter elétrica conta com uma vida útil de bateria estimada em 3 anos ou 25.000 km.
Galeria: Yamaha Neo's Connected (BR)
Especificações Técnicas
- Motor: Elétrico trifásico sincronizado de excitação
- Potência: 2,3 kW (nominal) / 2,4 kW (pico)
- Torque: 135 Nm
- Bateria: 2 x Lítio (23,2 Ah / 50,4 V)
- Tempo de Recarga: 9 horas (0-100%) / 5 horas (20-80%)
- Peso Líquido: 90 kg
- Velocidade Máxima: N/D
- Autonomia: N/D
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"SUV dos scooters": Startup indiana recebe investimento da Yamaha
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Já andamos na scooter Yamaha Neo's, a nova 'cinquentinha elétrica'
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Maxi scooter elétrica Yamaha E01 estreia em meados de 2022
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Yamaha Neo's estreia como scooter elétrica de visual retrô