BYD mantém planos de fábrica no México, apesar das eleições nos EUA
Gigante chinesa segue com investimento e apresentará localização em breve
A fabricante chinesa BYD confirmou nesta semana que seguirá adiante com seus planos de construir sua primeira fábrica no México, independentemente dos resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos. A notícia rebate rumores divulgados em setembro, quando um relatório da Bloomberg sugeriu que a empresa teria adiado o projeto devido à incerteza sobre possíveis tarifas impostas pelos EUA.
Durante entrevista ao jornal El País, Ray Zou, presidente da BYD no México, afirmou que a empresa tem grande interesse no mercado mexicano e que pretende oferecer seus produtos diretamente no país. Além disso, BYD informou que a produção da nova fábrica será focada no mercado local, sem intenção inicial de exportar veículos para os Estados Unidos. Especialistas, no entanto, especulam que a escolha de uma planta no México poderia ser uma estratégia para evitar tarifas norte-americanas, aproveitando os benefícios do acordo comercial USMCA.
Segundo a Forbes, a localização da fábrica será anunciada até o final do ano. Desde a posse do novo governo mexicano, a BYD intensificou conversas com as autoridades para definir o local ideal para a instalação. Jorge Vallejo, diretor-geral da BYD no México, revelou que a empresa já reduziu a lista de locais potenciais para três estados, mas não divulgou quais são.
A expectativa é que a planta produza cerca de 300 mil veículos eletrificados por ano e gere mais de 10 mil empregos diretos. A empresa também projeta vendas de 50 mil veículos elétricos no México em 2024, com a meta de dobrar esse número para 100 mil unidades em 2025.
A BYD apresentou recentemente o SUV elétrico Yuan Pro no México, com preços a partir de 599.880 pesos (aproximadamente US$ 29.472). Outras montadoras chinesas, como Zeekr, MG Motor e Yadea, também estão reforçando seus investimentos no país, incluindo o desenvolvimento de novas fábricas.
José Miranda, diretor de Marketing e Comunicação da BYD para as Américas, destacou que eventuais tarifas impostas pelos EUA sobre produtos chineses não impactarão a decisão de investimento da empresa no México.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China