Quando nossos caçadores de modelos recentemente flagaram o BMW Neue Klasse, confundindo-o com o sedã i3, ainda estávamos nos perguntando o que estava acontecendo com o SUV — como todos sabemos, ele deve ser lançado primeiro. Como se tivéssemos pedido, surgiram agora imagens de modelagem em 3D do novo iX3, que mostram que a versão de produção permanece bastante fiel ao design do conceito.
As novas imagens foram publicadas pela Autoweek holandesa; nenhuma fonte foi fornecida, mas elas parecem ser imagens 3D do tipo usado para registrar patentes de design em escritórios de patentes.
A imagem acima da parte dianteira mostra que o carro tem uma pequena grade no estilo duplo rim - exatamente como o carro-conceito. A dianteira parece pertencer a uma motorização diferente, mas, fora isso, é muito semelhante. As inúmeras imagens publicadas pela Autoweek mostram até mesmo o teto de vidro, que tem tamanho semelhante ao do Vision Neue Class X. No entanto, em vez dos espelhos retrovisores externos baseados em câmera do estudo, o iX3 de produção tem espelhos retrovisores normais. Além disso, a versão de produção aparentemente não tem as pequenas maçanetas de porta do estudo, mas sim maçanetas integradas.
BMW Vision New Class X: Os abridores de porta pequenos e incomuns e o elemento decorativo na janela traseira
Outra diferença é que a coluna B é mais grossa. O elemento decorativo de cor clara na janela lateral traseira chama a atenção, mas o carro-conceito já tinha isso, como mostra a imagem acima.
Um vídeo do protótipo do novo BMW iX3 também já está disponível; ele foi publicado pela NCars no YouTube. Aos 1:05, as maçanetas planas das portas são claramente reconhecíveis. No entanto, a extremidade dianteira está tão fortemente camuflada que parece semelhante às nossas imagens de protótipo do sedã da nova classe - embora ele provavelmente não tenha uma pequena grade de duplo ri como o SUV. A versão de produção não parece ter portas sem moldura como o carro-conceito, como pode ser visto na imagem de capa do vídeo:
O SUV da nova plataforma está programado para entrar em produção em Debrecen, Hungria, em 2025, enquanto o sedã não sairá da linha de produção na fábrica principal em Munique até 2026. Os nomes dos modelos iX3 e i3 ainda não são oficiais, mas são plausíveis, já que o BMW iX3 não pode mais ser configurado e o carro pequeno i3 já foi descontinuado há muito tempo.
O que se sabe até agora sobre a tecnologia de ambos os modelos BMW é que eles terão uma arquitetura de 800 volts e células de bateria cilíndricas pela primeira vez. Estas últimas têm o formato 46120 para o SUV e 4695 para o sedã, a fim de manter a altura do i3 o mais baixa possível. De acordo com a Wired, serão instaladas baterias com 75, 90 e 105 kWh. No entanto, suspeitamos que os tamanhos das baterias serão diferentes para o sedã e o SUV - devido aos diferentes comprimentos de célula de 95 e 120 mm, respectivamente, presumivelmente a mesma química e, pelo menos, uma distância entre eixos semelhante.
Como antes, motores síncronos com excitação de corrente serão instalados para a propulsão. Diz-se que as potências variam de 200 (272 cv) a 1.000 kW (1.360 cv). A potência mais baixa é praticamente a mesma dos modelos básicos atuais, como o BMW i4: o i4 eDrive35 oferece 210 kW (285 cv). A potência mais alta, de 1.000 kW, provavelmente pertencerá ao modelo esportivo com quatro motores, que poderia chegar ao mercado como o M3 elétrico.
Estudo do SUV com "Visão Panorâmica" e tela sensível ao toque
Estudo do salão: Além da "Visão Panorâmica", há um HUD
No interior, o Panoramic Vision é um dos novos recursos mais importantes. Trata-se provavelmente de uma tela de projeção em forma de faixa na borda inferior do para-brisa. Provavelmente, haverá também um head-up display (HUD) normal. Haverá também uma grande tela sensível ao toque em formato de paisagem, seguindo o modelo da Tesla. No entanto, não haverá mais uma tela de instrumentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação: BMW iX3 M Sport 2023 não deixa saudades do motor a combustão
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
Impressões BMW iX3 M Sport: Elétrico sim, mas sem perder o 'DNA BMW'
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
BMW iX3 elétrico com 460 km de alcance chega ao Brasil por R$ 475.950
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
SUV elétrico BMW iX3 tem lançamento confirmado no Brasil