A Stellantis anunciou nesta semana a plataforma STLA Frame, desenvolvida para sustentar modelos elétricos, híbridos e até movidos a hidrogênio. Projetada para atender SUVs e picapes de grande porte, a novidade oferece recursos para tornar as marcas do grupo mais competitivas no segmento durante a transição energética.
Segundo os dados informados pela Stellantis, os modelos baseados nesta STLA Frame poderão percorrer até 800 km no caso de eletricidade pura e até 1.110 km se adotarem um esquema de extensor de autonomia. No entanto, não foi especificado se os valores foram aprovados de acordo com o padrão europeu WLTC ou o padrão americano EPA.
Plataforma STLA Frame
Segundo a Stellantis, a base é altamente escalável, podendo acomodar baterias de grande capacidade. Entre as opções disponíveis, destacam-se os acumuladores de 159 kWh e outros que ultrapassam 200 kWh.
Além disso, os veículos construídos na STLA Frame terão dimensões imponentes:
Essa é a primeira plataforma Stellantis com arquitetura de 800 volts, oferecendo recarga em corrente contínua de até 350 kW, o que permite adicionar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. Já as versões com extensor de autonomia (REEV) contarão com arquitetura de 400 volts e recarga máxima de 175 kW, proporcionando 80 km em 10 minutos.
Ambas as versões incluem tecnologia de recarga bidirecional, permitindo que os veículos alimentem casas, aparelhos externos ou até mesmo outros veículos elétricos. A combinação desses recursos busca atender tanto ao público que busca eficiência quanto ao mercado de veículos de trabalho pesado.
Jeep Wagoneer S 2024
Os primeiros modelos a utilizarem a STLA Frame serão da Jeep e da Ram, incluindo a aguardada picape elétrica Ram 1500 REV, prevista para o início de 2025. Este modelo será disponibilizado em configurações totalmente elétricas (EV) e também com extensor de autonomia (REEV).
Outros modelos baseados na STLA Frame incluem o Jeep Grand Wagoneer elétrico. A Jeep também prepara versões elétricas do Gladiator, Recon e Grand Cherokee, prometendo expandir sua presença no mercado de SUVs eletrificados.
Jeep Recon 2024
A Stellantis já havia lançado as plataformas STLA Medium e Large, ambas voltadas para outros segmentos de veículos eletrificados. Com a introdução da STLA Frame, a empresa reforça sua estratégia de oferecer soluções tecnológicas de ponta para diferentes tipos de consumidores.
A Jeep Wagoneer S, por exemplo, estreia neste outono nos EUA, com preço inicial de US$ 71.995 (R$ 417.000) e autonomia acima de 480 km. Já o Recon, inspirado no Wrangler, deverá ser apresentado ainda este ano, trazendo características robustas e design mais moderno.
Com a nova plataforma, a Stellantis pretende avançar no segmento de veículos elétricos, mostrando que SUVs e picapes elétricas podem ser tão potentes e versáteis quanto suas versões a combustão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Carros elétricos podem atingir 24% do mercado na Europa até 2025