page ad skin

Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance

STLA Frame servirá para as marcas Jeep e Ram, acomodando modelos elétricos e híbridos

Plataforma STLA Frame
Foto de: Stellantis

A Stellantis anunciou nesta semana a plataforma STLA Frame, desenvolvida para sustentar modelos elétricos, híbridos e até movidos a hidrogênio. Projetada para atender SUVs e picapes de grande porte, a novidade oferece recursos para tornar as marcas do grupo mais competitivas no segmento durante a transição energética. 

Destaques da STLA Frame

Segundo os dados informados pela Stellantis, os modelos baseados nesta STLA Frame poderão percorrer até 800 km no caso de eletricidade pura e até 1.110 km se adotarem um esquema de extensor de autonomia. No entanto, não foi especificado se os valores foram aprovados de acordo com o padrão europeu WLTC ou o padrão americano EPA. 

Plataforma STLA Frame
Foto de: Stellantis

Plataforma STLA Frame

Segundo a Stellantis, a base é altamente escalável, podendo acomodar baterias de grande capacidade. Entre as opções disponíveis, destacam-se os acumuladores de 159 kWh e outros que ultrapassam 200 kWh.

Além disso, os veículos construídos na STLA Frame terão dimensões imponentes:

  • Comprimento total: entre 5,49 e 5,94 metros
  • Largura total: entre 2,06 e 2,12 metros 
  • Distância entre-eixos: de 3,14 a 3,69 metros
  • Altura livre do solo: entre 16,8 e 26,2 cm 
2025 Ram 1500 Ramcharger

Essa é a primeira plataforma Stellantis com arquitetura de 800 volts, oferecendo recarga em corrente contínua de até 350 kW, o que permite adicionar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. Já as versões com extensor de autonomia (REEV) contarão com arquitetura de 400 volts e recarga máxima de 175 kW, proporcionando 80 km em 10 minutos.

Ambas as versões incluem tecnologia de recarga bidirecional, permitindo que os veículos alimentem casas, aparelhos externos ou até mesmo outros veículos elétricos. A combinação desses recursos  busca atender tanto ao público que busca eficiência quanto ao mercado de veículos de trabalho pesado.

  • Autonomia de até 800 km com uma única carga.
  • Capacidade de reboque: suporta até 14.000 libras (aproximadamente 6.350 kg).
  • Capacidade de carga útil: até 2.700 libras (cerca de 1.225 kg).
  • Recarga rápida: potência de até 350 kW, adicionando 160 km em apenas 10 minutos.
Jeep Wagoneer S 2024

Jeep Wagoneer S 2024

Aplicações e Modelos Futuros

Os primeiros modelos a utilizarem a STLA Frame serão da Jeep e da Ram, incluindo a aguardada picape elétrica Ram 1500 REV, prevista para o início de 2025. Este modelo será disponibilizado em configurações totalmente elétricas (EV) e também com extensor de autonomia (REEV).

Outros modelos baseados na STLA Frame incluem o Jeep Grand Wagoneer elétrico. A Jeep também prepara versões elétricas do Gladiator, Recon e Grand Cherokee, prometendo expandir sua presença no mercado de SUVs eletrificados.

Visão traseira do Jeep Recon 2024
Foto de: Jeep

Jeep Recon 2024

O que esperar do mercado Jeep e Ram EVs?

A Stellantis já havia lançado as plataformas STLA Medium e Large, ambas voltadas para outros segmentos de veículos eletrificados. Com a introdução da STLA Frame, a empresa reforça sua estratégia de oferecer soluções tecnológicas de ponta para diferentes tipos de consumidores.

A Jeep Wagoneer S, por exemplo, estreia neste outono nos EUA, com preço inicial de US$ 71.995 (R$ 417.000) e autonomia acima de 480 km. Já o Recon, inspirado no Wrangler, deverá ser apresentado ainda este ano, trazendo características robustas e design mais moderno.

Com a nova plataforma, a Stellantis pretende avançar no segmento de veículos elétricos, mostrando que SUVs e picapes elétricas podem ser tão potentes e versáteis quanto suas versões a combustão.