MG4 é flagrado em testes no Brasil: hatch elétrico deve chegar em 2025
Com porte de Dolphin Plus, carro elétrico da SAIC roda em testes avançados no país
O MG4, hatch elétrico da centenária marca britânica MG, atualmente controlada pela chinesa SAIC, foi flagrado sem camuflagem rodando em testes na Marginal Tietê, em São Paulo. O registro foi feito por Thiago Moreno, editor do Motor1 Brasil, e reforça a expectativa de lançamento do modelo no mercado brasileiro.
Lançado em 2022 na Europa, onde já está disponível em diversas versões, o MG4 é um dos modelos mais competitivos do segmento C, conquistando espaço em um dos mercados mais exigentes do mundo. Em 2023, foi o sexto veículo elétrico mais vendido na União Europeia, com 72.421 unidades comercializadas. Além disso, é provável que o modelo passe a ser produzido em uma nova fábrica da SAIC no continente, junto ao recém-anunciado SUV MG S5 e a próxima geração do MG 5, também conhecido como Roewe Ei5 na China.
O MG4 se destaca pelo design moderno, com faróis afilados, uma linha de ombros marcante e proporções equilibradas. Suas dimensões incluem 4,29 metros de comprimento, 2,06 metros de largura (com espelhos) e 1,50 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,70 metros. São números que o colocam na mesma faixa de tamanho que o BYD Dolphin Plus, por exemplo.
Galeria: MG4 Electric (2023) - teste
O modelo utiliza a plataforma MSP (Modular Scalable Platform), desenvolvida pela própria SAIC, que garante flexibilidade para diferentes configurações e eficiência energética. Na variante de entrada, o MG4 é oferecido com duas opções de bateria e desempenho:
- Standard (51 kWh): autonomia de 350 km (WLTP), motor de 125 kW (170 cv), torque de 250 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
- Comfort e Luxury (64 kWh): autonomia de até 450 km, motor de 150 kW (204 cv), mesmo torque de 250 Nm e aceleração de 7,9 segundos.
MG4 Electric (2023) Confort
Ambas as versões possuem garantia de 8 anos ou 150.000 km para as baterias, que variam entre os tipos de tecnologia utilizadas: fosfato de ferro-lítio na versão Standard e níquel-cobalto-manganês nas versões superiores.
Em termos de carregamento, o MG4 suporta potências de até 135 kW em carregadores rápidos DC. Para carregadores AC, o modelo oferece capacidade de até 11 kW nas versões Comfort e Luxury.
O porta-malas apresenta capacidade que varia entre 350 e 1.165 litros, dependendo da configuração e do rebatimento dos bancos. Além disso, o modelo pode rebocar cargas de até 500 kg, ampliando suas possibilidades de uso.
Preparando-se para o Brasil
A chegada do MG4 ao Brasil é aguardada para 2025, enquanto a marca britânica sob o guarda-chuva da chinesa SAIC amplia suas pretensões globais. Após a consolidação na Europa, a empresa se juntará às outras marcas chinesas que estão desembarcando no Brasil, prometendo deixar a concorrência no segmento de carros elétricos mais acirrada. Vamos acompanhar os próximos passos.
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