Baterias de carros elétricos: vida útil pode ultrapassar os 20 anos
Novo estudo com modelos usados mostra que as baterias estão cada vez mais longe de ser um problema
As baterias de carros elétricos são realmente um problema? Elas perdem desempenho a ponto de tornar o carro obsoleto em poucos anos? Aparentemente, não. É o que indica uma nova pesquisa com modelos usados.
Se você quiser adotar uma postura mais cautelosa, pode argumentar que isso ainda é uma possibilidade, mas que há tão poucas baterias modernas que chegaram ao fim de sua vida útil que ainda é cedo para conclusões definitivas.
Previsões mais pessimistas que a realidade
Um estudo conduzido pela consultoria P3 reforça a ideia de que as previsões sobre a durabilidade das baterias são mais pessimistas do que a realidade observada.
A pesquisa da P3 foi realizada examinando 50 veículos elétricos de sua própria frota e, em seguida, analisando dados de outros 7.000 carros com emissão zero. O objetivo era entender se os temores sobre a diminuição da autonomia com o tempo são ou não bem fundamentados.
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Isso porque, como afirma um comunicado oficial:
"A desinformação pode ter um impacto negativo na transição para a mobilidade elétrica, alimentando medos infundados e reduzindo a aceitação da sociedade e a penetração dos veículos elétricos no mercado".
"Fornecer dados confiáveis e transparentes", continua o P3, "é fundamental para traçar um quadro realista da vida útil real da bateria e, assim, fortalecer a confiança nos veículos de emissão zero. Mas então, o que realmente acontece?
Degradação mais acelerada no início, mas que diminui de intensidade
A análise conduzida pela P3, em colaboração com a empresa austríaca de diagnóstico de baterias Aviloo, mostra que, nos primeiros 30.000 km, a bateria perde rapidamente uma parte considerável de sua capacidade. Em um ou dois anos, dependendo da quilometragem média, ela cai de 100% para 95%.
Depois disso, a perda de capacidade desacelera, e, em média, a bateria atinge 90% de seu potencial inicial após 100.000 km. A partir desse ponto, o processo de degradação quase para. Entre 200.000 e 300.000 km, a capacidade da bateria se estabiliza em torno de 87%.
- 0 km: 100%
- 30.000 km: 95%
- 100.000 km: 90%
- 200.000-300.000 km: 87%.
Como conservar a bateria
Com base no estudo, a P3 também compartilhou uma série de recomendações para otimizar o uso de carros elétricos. Algumas são intuitivas, enquanto outras trazem informações menos óbvias. Por exemplo, é fácil entender que arrancadas suaves e manter um ritmo constante geram menos desgaste do que dirigir com acelerações e frenagens bruscas. No entanto, nem todos sabem que, ao deixar o carro estacionado por longos períodos, é melhor manter o nível de carga da bateria baixo.
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Essa prática reduz a tensão dentro das células da bateria enquanto o veículo elétrico está parado, retardando o envelhecimento. A P3 recomenda que a carga fique entre 10% e 50%.
Por fim, evitar o uso frequente de recargas rápidas é essencial. Para o dia a dia, é preferível optar por recargas de baixa velocidade, pois isso reduz o estresse nas células e melhora o controle da temperatura.
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As baterias duram cerca de 20 anos
Concluindo, o estudo da P3 afirma que as baterias de íons de lítio para carros elétricos quase nunca caem abaixo de 80% de capacidade em até 8 anos ou 160.000 km, como especificado nas condições de garantia das montadoras. Estima-se que a vida útil média de uma bateria em um veículo pode chegar tranquilamente a 20 anos.
E isso considerando baterias fabricadas há anos, que, naturalmente, são menos avançadas do que as utilizadas nos carros elétricos de última geração.
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