É seguro dizer que tanto a Hyundai quanto a Kia estão se saindo muito bem no segmento de veículos totalmente elétricos e eletrificados. As duas montadoras coreanas registraram os melhores números de vendas de todos os tempos em novembro nos Estados Unidos, graças, em parte, à sua linha de modelos movidos a bateria.
As vendas totais da Hyundai, incluindo modelos a combustão, híbridos e elétricos, aumentaram 8% no mês passado. No entanto, é na frente eletrificada que os números são realmente impressionantes: Os EVs aumentaram 77% em relação ao ano anterior, as vendas de híbridos cresceram 104% e todas as vendas de modelos eletrificados (EVs, híbridos e híbridos plug-in) aumentaram 92%.
Impressões Hyundai Ioniq 5 (BR)
O Hyundai Ioniq 5 EV teve um aumento impressionante de 110% em relação ao ano anterior em novembro. As vendas do Santa Fe híbrido aumentaram 64%, enquanto as do Tucson híbrido plug-in subiram 23%. No total, a Hyundai Motor America vendeu 76.008 carros em novembro - desses, 4.989 eram Ioniq 5s e 1.121 eram Ioniq 6s.
Enquanto isso, a Kia vendeu 70.107 unidades no mês passado. Isso representa um aumento de 20% em relação a novembro de 2023 e o primeiro novembro a ultrapassar a marca de 70.000 unidades nos Estados Unidos. Uma grande parte desse sucesso é atribuída ao desempenho de vendas da linha de SUVs, bem como aos ganhos significativos registrados pela linha de veículos eletrificados da montadora.
Kia EV9 ao vivo (BR)
"A Hyundai apresentou um mês de vendas excepcional, impulsionado pelo forte desempenho de nossos veículos elétricos e híbridos", disse Randy Parker, CEO da Hyundai Motor America. "Os clientes continuam a ser atraídos pela linha diversificada de veículos da Hyundai, que pode atender a uma variedade de necessidades dos clientes. Também observamos um interesse e entusiasmo significativos pela estreia mundial do IONIQ 9, fabricado nos EUA, e mal podemos esperar para lançá-lo no mercado no próximo ano."
As vendas do EV6, totalmente elétrico, aumentaram 46% em relação ao ano anterior, enquanto os modelos Sportage (a combustão, híbrido e híbrido plug-in) aumentaram 28%. A família elétrica de três fileiras EV9 vendeu 2.155 unidades no mês passado, um pouco melhor do que as 1.887 unidades do EV6. No total, a Kia vendeu 20.066 EV9s e 19.604 EV6s nos primeiros 11 meses nos Estados Unidos.
O Ioniq 5 foi o veículo elétrico mais vendido da Hyundai em novembro.
Na Kia, o EV9 ultrapassou o EV6 e se tornou o veículo elétrico mais vendido em novembro.
"A Kia é claramente uma marca em movimento, com veículos elétricos e de combustão interna de classe mundial que excedem em muito as expectativas dos consumidores e que nos ajudaram a atingir recordes de vendas mensais consecutivos no quarto trimestre", disse Eric Watson, vice-presidente de operações de vendas da Kia America. "O Telluride teve um impacto imensurável na Kia desde seu lançamento em 2019, e o fato de atingir o melhor recorde de vendas mensais de todos os tempos em 2024 demonstra seu apelo duradouro. E com cinco veículos totalmente novos e significativamente redesenhados recentemente revelados no Salão do Automóvel de Los Angeles, não temos planos de desacelerar."
Com um portfólio crescente de veículos elétricos, incluindo o Hyundai Ioniq 9 e o esportivo Kia EV9 GT, as duas montadoras coreanas estão a caminho de um ano muito bom em vendas. No entanto, observando os números publicados até agora, fica claro que ainda há um longo caminho a percorrer até que os veículos elétricos puros alcancem seus equivalentes a combustão e híbridos. Na Hyundai, as vendas combinadas do Ioniq 5 e do Ioniq 6 no acumulado do ano totalizam 50.860 unidades - apenas 6,7% do total de 758.304 veículos vendidos. Vale a pena mencionar que as vendas do Kona EV não são informadas separadamente do restante das versões, mas é improvável que isso cause um grande impacto no quadro geral.
Na Kia, a história é semelhante: as vendas individuais do Niro EV não são informadas separadamente, mas o EV6 e o EV9 conseguiram vender 39.670 unidades combinadas nos primeiros 11 meses - apenas 5,5% do volume total de 723.185 carros vendidos até o momento.
No Brasil, o lançamento mais recente da Hyundai é o novo Ioniq 5, que chegou ao país em versão único com motor elétrico duplo. Já a Kia apresentou recentemente o novo EV5, um SUV elétrico de porte médio que antecede o novo (e elogiado) EV9, previsto para chegar no início de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens