Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Análise mostra que as baterias nem de longe são a maior preocupação
Carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço nas ruas, especialmente com o aumento das opções no mercado e a evolução das tecnologias. No entanto, como qualquer veículo, eles também estão sujeitos ao desgaste com o tempo. Com base nisso, uma análise realizada na Europa, onde há um número maior desses veículos com quilometragem mais alta, traz dados importantes sobre os carros elétricos usados com mais de 10 anos.
As baterias são mais duráveis do que se pensava
Uma das grandes preocupações nos primeiros modelos de carros elétricos era a durabilidade das baterias. Muitos temiam que as baterias se tornassem um ponto fraco do veículo, levando a falhas caras e frequentes. No entanto, estudos a longo prazo, como o realizado pela consultoria P3 Group, que analisou dados de 7.000 carros elétricos, mostraram que as baterias de veículos elétricos são muito mais robustas do que se imaginava.
Após 300.000 quilômetros, a capacidade média das baterias é de 87%, o que indica que elas têm uma vida útil muito mais longa do que o esperado. Embora existam casos de falhas totais de baterias ou de módulos específicos, esses são relativamente raros. A maior parte das baterias pode durar mais do que o próprio carro.
Defeitos mais comuns nos carros elétricos
Embora as baterias mostrem uma durabilidade surpreendente, outros componentes mecânicos tendem a apresentar problemas com o tempo. Segundo um estudo da EV Clinic, que analisou dados de 20 oficinas de reparo especializadas em carros elétricos ao redor do mundo, os defeitos mais comuns nos primeiros 10 anos de vida dos carros elétricos estão relacionados a três áreas principais: motores elétricos, carregadores a bordo e inversores.
Motores elétricos
Os motores elétricos, embora mais simples do que os motores a combustão, também estão sujeitos a falhas, especialmente em modelos mais antigos. Um dos principais problemas reportados é o desgaste do motor, que pode ocorrer em veículos que atingiram entre 50.000 e 100.000 quilômetros, como é o caso de algumas unidades do Tesla Model S.
Carregadores a bordo
Outro componente crítico para a operação de um veículo elétrico é o carregador a bordo. Em muitos casos, o carregador pode apresentar falhas devido ao uso constante, o que pode gerar problemas para carregar o veículo de maneira eficiente.
Inversores
O inversor, que converte a energia da bateria para os motores elétricos, também está na lista dos componentes mais propensos a falhas. Em alguns modelos, como o Renault ZOE de primeira geração e o Jaguar iPace, o inversor pode falhar prematuramente.
Além desses, as baterias, embora raramente precisem de substituição completa, também são uma área em que podem ocorrer problemas. Modelos como o Nissan Leaf, que utilizam células de formato em bolsa, estão entre os mais suscetíveis a falhas nas baterias. Por outro lado, as baterias de células cilíndricas, como as usadas pela Tesla, mostraram maior confiabilidade e facilidade de reparo.
Os mais confiáveis
Embora a tecnologia dos carros elétricos tenha evoluído significativamente nos últimos anos, algumas marcas ainda enfrentam desafios. Entre os modelos com melhores resultados em termos de durabilidade e confiabilidade estão o Tesla Model S, o Volkswagen e-Golf, o Hyundai Ioniq, o BMW i3 e o Mercedes Classe B Electric. Esses veículos se destacam pela durabilidade das baterias e pela facilidade de reparo dos componentes, com a Tesla sendo um dos exemplos mais notáveis pela sua aposta nas baterias de células cilíndricas.
Por outro lado, alguns modelos são mais propensos a falhas, especialmente os da primeira geração de carros elétricos. O Smart da primeira geração e o Nissan Leaf, por exemplo, estão entre os carros elétricos que enfrentam mais problemas, como falhas em motores e baterias. Além disso, o Jaguar i-Pace e os modelos da Stellantis, como Fiat, Peugeot e Citroën, também tiveram uma certa incidência de falhas em seus motores elétricos após apenas 12.000 quilômetros, conforme dados da EV Clinic.
Conclusão: A durabilidade dos carros elétricos está melhorando
Embora os carros elétricos apresentem falhas comuns após uma década de uso, especialmente nos motores, inversores e carregadores, as baterias têm se mostrado mais duráveis do que o esperado. No entanto, como em qualquer tecnologia, a manutenção preventiva e o cuidado adequado são essenciais para prolongar a vida útil do veículo. A boa notícia é que os modelos mais recentes já superaram muitos desses problemas iniciais, entregando maior confiabilidade e perspectiva de manutenção mais rara.
Fontes:
- P3 Group: Estudo sobre durabilidade das baterias de veículos elétricos
- EV Clinic: Relatório de falhas em carros elétricos após 10 anos
- Forococheselectricos.com: Análise de falhas em veículos elétricos de primeira geração
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