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Mais carros elétricos que a combustão na China: a virada em 2025

Carros elétricos e híbridos plug-in ultrapassarão modelos a gasolina e a diesel em vendas

2025 e a virada de carros elétricos na China
Foto de: BYD

O ano de 2025 está chegando, e as pessoas já estão começando a fazer suas previsões. As análises mais recentes dos bancos de investimento UBS e HSBC e dos grupos de pesquisa Morningstar e Wood Mackenzie afirmam que, no próximo ano, serão vendidos mais carros elétricos do que carros a gasolina ou diesel pela primeira vez.

As estimativas foram divulgadas pelo Financial Times, que fala em mais de 12 milhões de carros a bateria e híbridos plug-in, contra pouco menos de 11 milhões de carros a diesel ou a gasolina.

BYD - linha de produção China (7)
Foto de: BYD

BYD - linha de produção China

Velocidades recordes

Se esses números forem confirmados, será um grande avanço em um período muito curto. Em 2022, foram vendidos 5,9 milhões de veículos elétricos, portanto, os 12 milhões estimados para 2025 seriam mais do que o dobro.

O fato de a China estar em um ritmo recorde também foi confirmado pelos números de vendas de novembro: 1.512.000 NEVs (elétricos + híbridos plug-in) foram entregues, dos quais 1.429.000 foram reservados para o mercado chinês (53,8% de avanço em comparação com novembro de 2023 e 9,7% em comparação com outubro de 2024) e 83.000 para o exterior.

Ora 03 - Good Cat - edição espcial China (1)
Foto de: GWM

Na Europa, apenas a Noruega está indo bem

Enquanto isso, na Europa e nos EUA, as vendas de carros elétricos ainda não decolaram. O único país onde já há mais carros elétricos do que carros a gasolina é a Noruega, onde o governo apoiou a demanda com fortes incentivos de compra.

Em novembro, a participação de mercado dos veículos elétricos na Europa caiu de 16,3% no ano passado para 15%, enquanto os volumes caíram 9,5% (dados da ACEA na UE, EFTA e Reino Unido). Os emplacamentos de carros híbridos plug-in diminuíram em 8,8%, os carros a gasolina -7,8% e os carros a diesel -15,3%.