Tesla CyberCab poderá ser 'guiado' por controle de videogame
O taxi autônomo da marca pode não ter um volante, mas funciona quase como um jogo de corrida no Xbox
O Tesla Cybercab chocou o mundo quando fez sua primeira aparição sem qualquer forma de controle tradicional. Estamos falando de nenhum volante, nenhum pedal - nada para que alguém no banco da frente coloque as mãos (ou os pés) para controlar o carro ou substituir o software. Acontece que a solução da Tesla é pilotar o carro como se fosse um videogame, literalmente.
Esse pequeno detalhe vem de uma reportagem da AutoEvolution que tem algumas fontes no Museu Petersen, onde o Cybercab está em exibição até o ano novo. De acordo com o relatório, o método super secreto da Tesla é um pequeno controle de jogo semelhante ao do Xbox que se conecta ao carro para controlar a direção e a aceleração, já que não há nenhum outro hardware instalado no carro que possa fazer isso.
Os controles do Cybercab foram questionados recentemente depois que o Museu Petersen mostrou algumas imagens dos bastidores da chegada do Cybercab às suas instalações. No vídeo (incorporado acima), o carro pode ser visto subindo uma rampa com alguém no banco da frente. As pessoas especularam que alguém estava sentado no assento para manobrar o carro, especialmente porque era improvável que o software da Tesla conseguisse descobrir como navegar dentro de um prédio.
Acontece que eles estavam certos.
A AutoEvolution afirma que suas fontes confirmam que esse método foi usado para controlar o carro enquanto ele estava dentro do museu. As fontes também confirmaram que o carro poderia ser controlado sem fio do lado de fora (como um grande brinquedo de controle remoto).
Sabemos também que a Tesla está trabalhando para contratar uma frota de controladores para os robôs-taxi. Esses teleoperadores trabalharão como operadores de segurança quando a montadora lançar sua primeira frota administrada pela empresa - presumivelmente antes de 2027 -, embora haja uma série de problemas a serem resolvidos primeiro.
Esses operadores provavelmente controlarão o veículo remotamente para remediar problemas de segurança ou de navegação que os Robotaxis não consigam superar sozinhos, de forma semelhante à maneira como a Waymo usa operadores remotos quando não tem certeza de como lidar com uma situação.
Robotaxi Tesla Cybercab
A montadora também precisa descobrir como planeja lançar o serviço, incluindo o lado humano difícil do negócio, como limpeza e manutenção de veículos. Recentemente, a General Motors abandonou a ideia depois de determinar o montante de capital que seria necessário para a Cruise lançar e manter seu serviço. A Tesla também precisa decidir onde lançará o serviço pela primeira vez, embora relatórios recentes indiquem que a Tesla está de olho no Texas devido à falta de regulamentação sobre veículos autônomos.
Dito isso, lembre-se de que a Tesla pretende disponibilizar esses carros para compra pelo público em geral. Isso significa que esses são problemas que o público - seja operando sua própria frota ou um robô-táxi de propriedade pessoal - também precisará superar.
O público terá seu próprio controlador Tesla pronto para o caso de o carro fazer algo inesperado ou se precisar pilotá-lo fora do domínio do projeto operacional?
VEJA MAIS EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Flagra: novo SUV elétrico barato da Chevrolet aparece antes da hora
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil