page ad skin

Chevrolet Spark EUV e BYD Dolphin: compactos elétricos em comparação

Antes da estreia, comparamos as especificações do SUV elétrico da Chevrolet com as do Dolphin

Imagem de destaque - Listas (2)
Foto de: InsideEVs Brasil

O mercado de carros elétricos no Brasil se prepara para receber mais uma novidade com a chegada do Chevrolet Spark EUV Activ, apresentado pela primeira vez no país nesta quinta-feira (23), durante o evento de 100 anos da General Motors (GM). Aproveitamos para compará-lo ao BYD Dolphin, outro elétrico que vem construindo seu espaço no mercado. Embora ambos sejam compactos elétricos, possuem diferenças importantes em termos de dimensões, design, desempenho e recursos. 

Dimensões e espaço

Característica Chevrolet Spark EUV BYD Dolphin
Comprimento 3,99 m 4,12 m
Entre-eixos 2,56 m 2,70 m
Porta-malas 385 litros (1.715 litros) 345 L (1.310 L rebatido)

O Spark EUV apresenta dimensões compactas e maior altura, enquanto o Dolphin oferece mais espaço interno, com entre-eixos equivalente ao de sedãs médios como o Toyota Corolla. Para quem busca versatilidade no porta-malas, o Spark EUV se sai melhor, com capacidade expansível para 1.715 litros ao rebater os bancos traseiros e um frunk dianteiro com 35 litros de capacidade.

Motor, potência e autonomia

Característica Chevrolet Spark EUV BYD Dolphin
Potência 101 cv (75 kW) 94 cv (70 kW)
Torque 18,3 kgfm 18,3 kgfm
Autonomia 400 km (estimado) 401 km (NEDC) / 291 km (Inmetro)
Velocidade Máxima 150 km/h 150 km/h

O Spark EUV leva vantagem na potência, com 101 cv entregues por seu motor traseiro, enquanto o Dolphin possui motor dianteiro de 94 cv. Ambos têm velocidades máximas similares e promessas de autonomia competitivas. Vale destacar que os dados do Spark EUV ainda são preliminares e podem variar na versão brasileira. 

Design e Tecnologia

Chevrolet Spark EUV
Com um design conhecido como "Square Box", o Spark EUV apresenta linhas quadradas e modernas, que transmitem robustez. Por dentro, o modelo oferece duas telas de 10,25" que funcionam como painel digital e central multimídia, equipadas com o sistema operacional KiOS e recursos como estacionamento automatizado e assistente de permanência em faixa. O sistema ADAS LingXi, desenvolvido pela DJI, agrega tecnologia de ponta ao pequeno SUV elétrico.

BYD Dolphin
O Dolphin tem design aerodinâmico e fluido, complementado por uma central multimídia de 12,8" rotativa, com suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Destaque também para os recursos exclusivos como comandos por voz em português, atualizações remotas (OTA) e a função Vehicle to Load (VtoL), que transforma a bateria em uma fonte de energia para dispositivos externos. Além disso, o design interno com a já conhecida tela rotativa da BYD e acabamento contemporâneo. 

Equipamentos e Comodidade

Recurso Chevrolet Spark EUV BYD Dolphin
Câmera 360º Sim Sim
Assistência ao motorista Sim (sistema LingXi) Sim (6 airbags, NFC, VtoL)
Conectividade Sistema KiOS (China) Apple CarPlay, Android Auto
Ar-condicionado Automático Automático

Ambos os modelos estão bem equipados, mas o Dolphin se destaca pela inclusão de NFC, comandos de voz em português e tecnologias exclusivas como o VtoL. Por outro lado, o Spark EUV impressiona com o sistema de assistência LingXi, desenvolvido pela DJI. Resta saber como ficará o pacote de tecnologia e conectividade quando o Spark EUV for lançado por aqui. 

Preço e posicionamento

Embora a Chevrolet não tenha divulgado preços para o Chevrolet Spark EUV (o SUV elétrico sequer foi apresentado oficialmente), espera-se que ele fique posicionado mais ou menos no segmento onde estão modelos como o BYD Dolphin GS. Na prática, ainda não temos em nosso mercado SUVs elétricos tão compactos como este futuro Chevrolet, com apenas 4 metros. Apenas como referência, o Spark EUV (Baojun Yep Plus) custa entre 93.800 e 103.800 yuan na China, algo entre R$ 76 mil e R$ 84 mil em uma conversão direta. Para melhorar a comparação, vale citar que o Dolphin custa a partir de 99.800 yuan (R$ 81 mil) por lá.

Tudo considerado, algo na faixa de R$ 150 - R$ 160 mil para o SUV elétrico compacto seria razoável, mas ainda precisamos esperar para ver o quão agressiva a Chevrolet será para entrar nessa briga com as marcas chinesas.