O Baojun Yep Plus foi flagrado em testes no Brasil pela primeira vez. Revelado na China pela joint venture SGWM no começo do ano, o SUV compacto de estilo quadradinho foi clicado por um seguidor do perfil Mentiras Automotivas no país.
Projetado e desenvolvido na China, o SUV elétrico compacto Baojun Yep Plus é na verdade uma versão maior e mais equipada do Yep, um modelo com proposta urbana e estilo robusto para atrair o público mais jovem.
Enquanto o Yep duas portas foi apresentado em meados do ano passado, o Baojun Yep Plus começou a ser vendido no mercado asiático no primeiro semestre. A versão Plus se destaca pelo comprimento maior, configuração 5 portas e uma bateria de maior capacidade, que segundo a montadora oferece autonomia de 401 km pelo ciclo chinês CLTC.
E para quem ainda não conhece, a Baojun é uma marca exclusiva de carros elétricos urbanos que são produzidos pela joint venture SGWM formada pela chinesa SAIC, Wuling e a General Motors.
Enquanto o Baojun Yep tinha apenas 3,38 metros de comprimento, 2.110 mm de entre-eixos um motor elétrico de 68 cv (50 kW) e autonomia de 300 km, o Yep Plus ficou maior e mais potente: o novo SUV compacto mede 3,99 metros e possui 2,56 metros de entre-eixos, com um motor elétrico traseiro de 101 cv (75 kW), 400 km de alcance e velocidade máxima de 150 km/h.
A Baojun se refere ao exterior do SUV como um design Square Box, enquanto o interior é chamado de JoyBox. O Yep Plus segue a linguagem de design da versão de três portas e tem colunas escurecidas, teto branco e balanços curtos. Na traseira, mantém o porta-malas basculante.
O painel possui uma tela dupla de 10,25", que serve como quadro de instrumentos digital e tela do sistema de informação e entretenimento, que roda um sistema operacional chamado KiOS, combinado com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi. Esse último permite suporte ao estacionamento automatizado e ao assistente de permanência em faixa. O mini SUV também é equipado com uma câmera de 360 graus.
Como essa é a primeira aparição do SUV chinês por aqui, ainda não temos detalhes sobre a estratégia da GM para o Brasil, principalmente no que se refere a esses carros elétricos mais acessíveis, uma vez que os dois lançamentos recentes da marca, Equinox EV e Blazer EV, custam acima dos R$ 400 mil.
E falando em valores, o Baojun Yep Plus foi lançado em abril em duas versões na China, com preços de 93.800 yuans (cerca de R$ 65.400) e 103.800 yuans (cerca de R$ 72.400), respectivamente. Por lá, é a mesma faixa de preços do BYD Dolphin, apenas para comparação. Por fim, parece que a GM está se mexendo para encarar as marcas chinesas de frente no Brasil. Será que o Yep Plus tem chance por aqui? A conferir os próximos passos...
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