Neta Auto trava no Brasil enquanto matriz busca investidores na China
Site e redes sociais fora do ar, expansão de rede não aconteceu; reorganização não afetará atuação internacional
A operação da Neta Auto no Brasil ainda não saiu do momento de indefinição. Nos últimos dias, tanto o site oficial quanto a página no Instagram da marca chinesa saíram do ar, levantando dúvidas sobre a continuidade das atividades no país. Embora não haja um comunicado oficial sobre o encerramento da operação, os sinais não são animadores.
Anunciada com ambição em 2024, a chegada da Neta ao Brasil fazia parte de um plano global de expansão da Hozon New Energy, controladora da marca. Os primeiros modelos comercializados foram os elétricos Neta Aya e Neta X, com pré-venda iniciada em novembro do ano passado. No entanto, a prometida expansão da rede de concessionárias não aconteceu, e as entregas dos veículos ocorreram de forma pontual - os emplacamentos não chegam a 60 unidades no acumulado de 2025.
Galeria: Avaliação Neta X 500 Luxury (BR)
A situação brasileira contrasta com o posicionamento recente da matriz na China. A Hozon New Energy entrou em processo de reorganização judicial em junho de 2025, com supervisão do governo chinês. Em carta enviada aos parceiros e clientes internacionais, a empresa afirmou que a reestruturação envolve apenas a operação doméstica na China e não afeta subsidiárias no exterior, tampouco parcerias com a marca Neta em outros países.
O documento reforça que as subsidiárias no exterior continuam operando normalmente e que há planos para retomada da produção o mais breve possível. A matriz também informou que iniciou a captação de novos investidores estratégicos e que está em fase avançada de seleção. A meta é revitalizar os ativos da empresa e garantir a retomada ordenada da produção.
Ainda assim, no Brasil, a falta de atualizações e o desligamento dos canais oficiais da marca levantam dúvidas sobre o futuro da operação. No último comunicado emitido localmente, ainda disponível no histórico de clientes e revendedores, a empresa afirmava que “as vendas dos modelos Aya e X ocorrem normalmente”.
“A equipe de gestão da Neta, na matriz, está atualmente concluindo um processo de reorganização liderado pelo governo chinês, o qual não impactará as atividades internacionais. Ressaltamos que a produção de veículos será retomada em breve, e o mercado brasileiro continuará sendo abastecido com novas unidades ainda em 2025”, afirmou a empresa no comunicado oficial.
Galeria: Neta Auto - concessionária (BR)
Apesar da garantia da matriz de que o Brasil segue nos planos, a ausência de movimentações concretas deixa consumidores e parceiros em alerta. Até o momento, a Neta Auto Brasil não se pronunciou oficialmente sobre a possível interrupção das atividades.
Em janeiro, o InsideEVs esteve presente na inauguração da primeira concessionária da Neta Auto no Brasil, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro. Atualmente, a marca chinesa vende os modelos Neta Aya e X, com a promessa de pré-venda do esportivo GT, que acabou não avançando. Outro modelo de destaque, o Neta L, um SUV elétrico com extensor de alcance e as tecnologias mais recentes da marca, também estava no radar, mas acabou ficando na gaveta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros elétricos ficam mais caros na China, mas Brasil vive fase oposta
BYD acelera bateria de estado sólido: o que muda no carro elétrico?
China muda foco das baterias: menos hype, mais produção em massa
Toyota desmonta uma das maiores críticas aos híbridos plug-in
Stellantis prepara nova geração de elétricos com plataforma de 800 V
Já andamos: MG4 Urban EV surpreende antes da estreia no Brasil
Geely assume controle total da Riddara para acelerar picapes elétricas