A Renault é uma das primeiras montadoras a apostar em carros elétricos no Brasil. Talvez você não lembre, mas a marca francesa já trouxe o Fluence Z.E., Kangoo Z.E. e o Twizy em uma época que ainda não existia legislação que permitisse a venda de veículos de emissão zero. Por isso, supreendeu ao anunciar o preço e a venda imediata do ZOE, no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro do ano passado.
Hatch compacto, o ZOE é o que podemos chamar de nova geração do Clio em versão elétrica. Suas dimensões são perfeitas para a cidade e seu visual chama a atenção sem exageros por onde passa. Por ser raro nas ruas, se destaca pela dianteira pronunciada e de linhas arredondadas que ostentam um imenso logo da Renault. Também chama a atenção a ausência de uma grade dianteira, dispensável nos elétricos, e pelo tom azul presente dentro do conjunto óptico.
Na lateral a visão é de um carro moderno, com linhas marcantes que sobem pela linha de cintura e se integram com as lanternas. A coluna C também tem desenho diferenciado dos demais modelos da Renault vendido por aqui, mostrando que está um passo adiante em termos de estilo. Por fim, a traseira também de traços limpos, ostenta lanternas translúcidas com elementos internos em azul.
Sabemos que na Europa o Renault Zoe já ganhou uma nova geração, mas em termos de estilo, o atual vendido no Brasil ainda consegue causar a impressão de modernidade que um carro elétrico propõe.
Por dentro, um carro normal. Importado da França, traz também o bom acabamento europeu com materiais de excelente qualidade no painel, revestimento das portas e forro do teto. Na região central, uma bela tela colorida exibe informações do sistema de infotainment e também do gerenciamento e uso do sistema elétrico. O painel de instrumentos, totalmente digital, oferece boa leitura da velocidade e exibe de forma prática o nível da bateria. No entanto, poderia ser maior.
O ZOE é equipada com um motor elétrico que oferece potência equivalente a 90 cv, pouco perto dos compactos com motores a combustão atuais. Mas são os 22,4 kgsifm de torque disponível a zero minuto que muda completamente o jogo. Basta chamar no acelerador que o ZOE responde bem. Quando acionado a função Eco, o sistema de gerenciamento de energia otimiza todas as funcionalidades para reduzir ao máximo o consumo de energia. Na prática, o carro fica lento na saídas e sofre nas retomadas. A dica é não usar o Eco se estiver com pressa ou precisar fazer uma ultrapassagem.
Rodando com o francês durante o tempo, já é possível notar os sinais da idade. A direção poderia ser mais comunicativa e o balanço geral do carro, por conta de distribuição do peso das baterias, também poderia ser melhor. Com certeza são evoluções presentes na nova geração.
Seu porte urbano facilita a sua transição pelo pesado trânsito de São Paulo. O lado bom, como todo elétrico, é o desligamento do carro nas paradas. Sem usar o modo Eco, é um carro esperto e ágil no trânsito. Oferece boa visibilidade em qualquer direção e os bancos são confortáveis.
Fato curioso é ruído artificial que a Renault criou para alertar as pessoas ao redor do carro e também dentro do carro. O som lembra o carro dos Jetsons, o que é até legal, mas o que fica estranho é ser linear e sem alterações até mesmo em alta velocidade. Você pode estar devagar ou bem rápido que o ruído é mesmo. Se quiser rodar no silêncio, tudo bem, basta desligar por meio de um botão no lado esquerdo do painel.
A Renault vende o ZOE com o mesmo preço anunciado no Salão do Automóvel do ano passado: R$ 149.990. Esse valor ainda o posiciona como o carro elétrico mais barato do Brasil, mas vale lembrar que a JAC Motors já prometeu o iEV20 por R$ 119.990 a partir do ano que vem.
O fato é que o Renault ZOE, com sua autonomia declarada de 300 quilômetros de acordo com a Renault, é um carro bacana e que encaixa bem na cidade. Com interior de alta qualidade e visual ainda moderno, o ZOE é o tipo de carro que mostra que ser elétrico é normal e não uma coisa de outro mundo. Obviamente a nova geração traz muitas melhores (teremos um teste em breve), mas seu preço deve acompanhar as inovações.
Wallbox / Posto de Recarregamento | Tempo de Recarga | % de carga |
22kW (3x32A) | 2h40 | 100% |
11kW (3x16A) | 4h30 | 100% |
7,4KW (32A) | 7h18 | 100% |
Arquitetura | Carroceria monobloco, hatchback, 5 passageiros, 4 portas. | |||||||||
Motor | Elétrico | |||||||||
Potência máxima (ABNT) | 92 cv / 3.000 a 11.300 rpm | |||||||||
Torque máximo (ABNT) | 22,4 kgfm / 250 a 2.500 rpm | |||||||||
Capacidade da bateria | 41 KWh | |||||||||
Autonomia (Ciclo WLTP) | 300 km | |||||||||
Pneus/rodas | Roda de Alumínio 16" / Pneu 195/55R16 | |||||||||
Suspensão dianteira | Tipo MacPherson | |||||||||
Suspensão traseira | Eixo de torção | |||||||||
Freios | Sistema ABS com EBD, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores; ESP (controle eletrônico de estabilidade); HSA (assistente de partida em rampas) | |||||||||
Direção | Elétrica, com diâmetro giro de 10,6 m | |||||||||
Câmbio | Automático | |||||||||
Porta-malas | 334 litros | |||||||||
Carga útil | 486 kg | |||||||||
Peso (em ordem de marcha) | 1.480 kg | |||||||||
Entre-eixos | 2.588 mm | |||||||||
Comprimento | 4.084 mm | |||||||||
Altura | 1.562 mm | |||||||||
Largura (sem retrovisores) | 1.730 mm | |||||||||
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,2 s | |||||||||
Velocidade máxima | 135 km/h |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe sai de linha no Brasil junto com a chegada do Megane E-Tech
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?