O Audi Q4 e-tron Sportback é o lançamento mais recente entre os carros elétricos da Audi e se destaca pelo estilo mais dinâmico e elegante ao mesmo tempo, em um formato que ainda não está disponível para os 'primos' Skoda Enyaq e Volkswagen ID.4. E enquanto aguardamos sua chegada ao Brasil, o que deve ocorrer em breve, nossos colegas do InsideEVs Alemanha tiveram o primeiro contato com o SUV cupê elétrico.
Em contraste com o e-tron Q4 "normal", a principal característica é o perfil de teto mais baixo, que perde apenas dois centímetros de altura livre. No entanto, isso não representa nenhuma desvantagem prática, desde que você não precise transportar geladeiras no carro.
Todos os cozinheiros amadores já sabem: você pode usar os mesmos ingredientes para preparar uma grande variedade de pratos e todos podem ficar muito bons. As cantinas do Grupo Volkswagen fazem o mesmo há mais de 50 anos. Em 1972, o Audi 80 chegou ao mercado, a partir do qual a Volkswagen 'preparou' o primeiro Passat, um ano depois. Atualmente não é diferente: alguns meses após o VW ID.4, a Audi está lançando o Q4 e-tron.
Primeiro, vamos dar uma olhada nos dados mais importantes. Como já dissemos, o Q4 e-tron, ID.4 e Enyaq usam a mesma plataforma modular MEB. E assim, o Audi e o VW têm o mesmo comprimento, pouco menos de 4,59 metros e alguns milímetros. Com 1,86 metros, o Q4 e-tron é um centímetro mais largo que o ID.4.
As unidades de propulsão elétrica e as baterias também são idênticas: 125 kW (170 cv) mais a bateria de 55 kWh para o Q4 básico com o número '35'. A linha '40' tem 150 kW (204 cv), enquanto os modelos '50' graças a dois motores com tração nas quatro rodas e 299 cv desfrutam do desempenho mais alto da linha. Esses dois Q4s usam uma bateria de 82 kWh (brutos) ou cerca de 77 kWh líquidos.
Mas agora vamos à prática. Coincidentemente, viajei para Ingolstadt com um VW ID.4 de 204 cv para receber seu homólogo Audi na forma do Q4 Sportback 40 e-tron (esse é o nome correto). Cor: aurora violeta metálico, mais o pacote 'S Line'. Minha primeira impressão: embora, como mencionei, seja um pouco mais largo que o VW, o Audi parece menos volumoso.
Talvez o cockpit seja mais funcional no ID.4, mas no Q4 eu me sinto imediatamente mais confortável. Instrumentação redonda digital em vez de um pequeno display e botões físicos, por exemplo, para o ar condicionado. Já vi isso antes no Audi A3 vs. VW Golf e gostei mais do carro premium. É certo que o interior do Q4 não é necessariamente de qualidade superior ao ID.4, mas é mais amigável. A diferença que noto no Audi é a alavanca do controle de cruzeiro separada. O VW tem botões no volante, o que provavelmente se deve ao mercado americano, que é importante para o ID.4.
Na frente, me acomodo de forma bem confortável nos bancos esportivos do "meu" Q4, a percepção de cuidado também pode ser devido ao fato de que o Audi é mais voltado para o motorista do que o VW. Ambos têm em comum o gigantesco espaço para as pernas na traseira, e mesmo com um boné, no Audi ainda há espaço suficiente acima da cabeça. Quando olho para trás, noto o spoiler traseiro que divide o vidro traseiro inclinado. Isso deixa uma espécie de janela extra na parte de baixo, o que ajuda um pouco na visibilidade traseira. O porta-malas leva 535 litros em condições normais, um bom número.
Chegou a hora de acelerar! O Q4 Sportback 40 e-tron começa a se mover de forma excepcionalmente silenciosa e assim permanece na estrada. A propósito, a velocidade é limitada a 160 km/h. Mas antes de chegar lá, olho para o computador de bordo: ele mostra uma autonomia de 387 quilômetros com a bateria totalmente carregada e lá fora faz 25,5°. A Audi especifica um máximo de 534 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP, e nisso o Sportback fica alguns quilômetros acima do Q4 normal, graças a uma melhor aerodinâmica. No entanto, acho que você tem que dirigir com um pé bem leve para atingir o número divulgado.
Não é o momento de levar isso ao extremo e nem quero estabelecer nenhum recorde. Por isso escolho o modo de condução "Auto", para que o Q4 se adapte ao meu estilo de condução normal. O ar condicionado automático funciona bem, assim como o rádio. Eu pressiono o controle deslizante no console central em "B" para recuperar mais energia do que em "D". Como no ID.4, o grau de recuperação não pode ser definido e dirigir com apenas um pedal não é possível.
No entanto, o Q4 regenera muito bem, especialmente com o sistema de assistência opcional para direção preditiva em conjunto com o reconhecimento de sinais de trânsito. Dica: em torno dos 70 km/h ou com a proximidade dos acessos urbanos, tire o pé no acelerador. Vale a pena: depois de 70 km em ciclo urbano e rodoviário, ainda resta um alcance de 352 quilômetros com um consumo médio de 17,0 kWh/100 km.
A entrega de potência é intensa e ao mesmo tempo agradável, sem a sensação de 'pancada'. Ao mesmo tempo, este Q4 não tem problemas de tração, mesmo com o 40 testado não tendo a opção Quattro. Assim, você pode economizar sem abrir mão da segurança. As rodas aro 20" (19 polegadas de série) também não precisam ser obrigatórias. O conforto de rodagem é bom, mas grandes irregularidades no asfalto são transmitidas com bastante força.
Ponto positivo para a direção, que tem resposta bem direta. Mesmo sem contar com a direção progressiva (opcional), o Q4 é muito ativo e mais dinâmico ao volante que o ID.4. Na prática, dá até pra esquecer o carro pesa mais de duas toneladas. Outro item interessante é o volante esportivo, achatado na parte superior e na base. Uma coisa é certa: o Q4 é muito ágil.
Após pouco mais de três horas ao volante, parte delas na estrada, é hora de voltar. O computador de bordo mostra 145 quilômetros percorridos e um alcance restante de 287 quilômetros. Isso mostra a boa capacidade de regeneração de energia do Q4 e-tron. Com meu consumo de 17,8 kWh, fico na extremidade inferior da faixa que a Audi especifica para o 40 Sportback: 16,8 a 19,6 kWh de acordo com o ciclo WLTP. Posso carregar o carro com uma potência de até 125 kW. Mas esse limite máximo deve subir para 170 kW até o final do ano, dizem os rumores.
Em termos de preço, o Audi Q4 40 e-tron começa em 47.500 euros (R$ 288.700) antes dos incentivos, enquanto o Sportback custa 2.000 euros (R$ 12.200) a mais. A Audi espera que esta versão SUV cupê seja a preferência da maioria dos clientes interessados no Q4. E provavelmente muitos opcionais, porque a lista de itens extras é extremamente longa. No entanto, a maioria dos modelos Q4 deve ser entregue aos clientes por meio de leasing, incluindo benefícios fiscais e bônus.
O Audi Q4 e-tron custa razoáveis 3.000 euros (R$ 18.200) a mais que o VW ID.4, mas ao mesmo tempo se revela um carro superior. O design externo continua a ser uma questão de gosto, mas o interior é muito mais funcional. Além disso, o Q4 é muito mais ágil e disfarça as duas toneladas de forma brilhante.
Pontos positivos: o amplo espaço, a ótima regeneração de energia e a opção pela versão Sportback. O modelo 40 sem o sistema Quattro acabou sendo o meio-termo no portfólio do Q4 e uma escolha racional.
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Audi Q4 Sportback 40 e-tron (2021)
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