O novo Volvo C40 Recharge é mais que uma versão estilosa do XC40 elétrico. Na verdade, o segundo modelo totalmente elétrico da Volvo se destaca pela personalidade própria ao mesmo tempo em mantém as qualidades do seu irmão mais velho. Enquanto o modelo inicia sua chegada ao mercado, já estando confirmado para o Brasil, os nossos amigos do InsideEVs Alemanha conheceram a novidade e compartilham as primeiras impressões. Confira!
O C40 é atualmente o único carro da linha "C" na gama de modelos da Volvo. Uma letra que sempre representou carros diferenciados para os suecos. É só lembrar de modelos como o compacto C30 e o cupê C70, disponível também como conversível. Além disso, ao contrário do XC40, o C40 estará disponível exclusivamente como um carro elétrico. A gasolina? Nunca!
Vamos começar pelo visual. Na verdade, o C40 é realmente bem acertado, embora a conexão histórica com o P 1800 de 1961 pareça muito difícil. A Volvo refere-se à forma das janelas traseiras, como é possível conferir nas fotos.
Apropriadamente, o C40 tem exatamente 4,44 metros de comprimento e apesar das linhas elegantes, ainda tem 1,60 metro de altura. Ao entrar na parte traseira é preciso abaixar a cabeça. Estando acomodado, porém, o espaço é bem adequado. O volume do porta-malas também está numa boa faixa, de 413 a 1.205 litros.
O Volvo C40 Recharge Pure Electric (seu nome completo) oferece espaço de armazenamento adicional sob o capô. Onde o motor a combustão geralmente é montado, o veículo elétrico tem um compartimento de armazenamento em duas partes com capacidade de 31 litros.
Vale destacar: a Volvo afirma que a carga útil é de 413 kg e o C40 pode puxar 1.800 kg com freio e 750 kg sem eles. Mas falando em pesos, as 2,2 toneladas que o C40 pesa vazio não devem passar despercebidas. Afinal, estamos falando de um carro com o porte aproximado de um Opel Astra.
Dois spoilers otimizam a aerodinâmica: um na extremidade do teto e outro na parte inferior da porta traseira. Juntos, eles reduzem o arrasto e ampliam o alcance em até 4% em velocidades mais altas; 2% para a condução em modo combinado. O spoiler inferior também aumenta o downforce, ajudando a melhorar a estabilidade direcional em velocidades mais altas.
O design das lanternas de LED também é novo. No clássico estilo Volvo, elas percorrem verticalmente a janela traseira, mas são fortemente inclinadas e divididas em segmentos individuais. Na área inferior da tampa traseira, as luzes se estendem em direção ao centro.
Outras características de design incluem as letras Volvo abaixo do vidro traseiro e a proteção ótica em preto alto brilho. Detalhe na lateral: a bitola é 25 mm mais larga na parte traseira do que no eixo dianteiro.
O C40 compartilha a plataforma CMA, a distância entre eixos de 2,70 metros e o cockpit com seu irmão, o XC40 Recharge. Os dois modelos '40' saem da linha de produção em Ghent, Bélgica. No entanto, a dupla também tem em comum a operação nem sempre conclusiva através da tela vertical de 9" sensível ao toque. Quase todas as funções, exceto o volume, têm de ser exploradas e o sistema de informação e entretenimento é baseado no sistema operacional Android. Você se acostuma a ele em determinado momento, mas outras marcas administram isso de forma menos constrangedora.
Os materiais de acabamento também são especiais: o C40 será o primeiro Volvo completamente livre de couro. Chamou a atenção o tapete azul. E o plástico um pouco simples nas portas. A julgar pela reivindicação premium da Volvo e pelo preço cobrado, ainda há espaço para melhorias.
Mas como o C40 Recharge anda? É muito ágil e com a sensação de ser mais leve do que realmente é. Os dois motores elétricos de 150 kW (204 cv) cada, que juntos fornecem 67,3 kgfm de torque, explicam boa parte dessa sensação. Um tempo de 4,7 segundos para chegar aos 100 km/h fala por si só e garante o prazer de dirigir na estrada, mas também agrada bastante na cidade.
Entretanto, rapidamente fica claro que o C40 não tem intenções esportivas em seus genes; ele é muito alto e pesado demais para isso. Sua vocação é pegar a estrada e manter os 130 km/h, onde você pode ouvir confortavelmente a sua lista de músicas do Spotify.
Mas a autonomia é suficiente para isso? Bem, a Volvo declara oficialmente 444 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP e o consumo médio é de 22,0 KWh por 100 km. Com a maior parte do trajeto em rodovias, consegui 22,9 kWh. Um ponto positivo é a regeneração bem balanceada, com a condução de um pedal agradável. E já que estamos falando de elogios: Mesmo com rodas de 20", o C40 roda suavemente.
E agora chegamos às conclusões iniciais e o preço. O Volvo C40 Recharge é vendido exclusivamente online e atualmente está disponível apenas com motor duplo e uma "First Edition", incluindo o programa CARE. Na prática: Quase nenhum opcional, exceto cores, rodas e revestimentos. Seguros, serviços, manutenção e desgaste também estão incluídos. Isto coloca os 62.050 euros (R$ 415.000) em perspectiva, mas ainda é muito dinheiro para um carro que não é tão grande assim.
Como referência, o XC40 Recharge P8 com a mesma configuração já está sendo vendido no Brasil por R$ 389.950, então espere por preços próximos para o C40 Recharge, que desembarcará por aqui no primeiro trimestre de 2022.
Vamos dar uma olhada rápída na concorrência: em termos de design, o novo Kia EV6 deve ser mencionado, e em termos de formato, o Mercedes EQA. O EV6 com uma bateria igualmente grande, tração integral e 325 cv parece um pouco mais barato no papel, mas chega perto do Volvo quando configurado para o mesmo nível de equipamento. O EQA 350 4matic com 292 cv é semelhante. Se necessário, ele pode facilmente superar a marca de 60.000 euros (R$ 400.000).
Visualmente, o novo Volvo C40 é definitivamente um carro com bastante apelo. Apesar de seu design 'diferenciado', ele ainda oferece um bom espaço interno. No entanto, a versão superior é, na verdade, superpotente e muito cara. Aqui, como no XC40, esperamos uma versão básica com 170 kW (228 cv) no eixo dianteiro e um preço inferior a 50.000 euros (R$ 334.000). O mesmo vale para este novo projeto bem sucedido.
Volvo C40 Recharge Twin 1st Edition
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