Quem tem pressa come cru. Será que o famoso ditado popular vale para a Volkswagen, que apresentou o VW ID.4 no Brasil há um ano e ainda não anunciou o lançamento do SUV elétrico por aqui? Mas enquanto a data não chega, o InsideEVs Brasil aproveitou pra passar um dia inteiro com o promissor veículo elétrico e conhecer um pouco mais sobre o que ele tem a oferecer.
Como o ID.4 ainda não está homologado para circular nas ruas brasileiras, a Volkswagen liberou o SUV elétrico durante um dia para uma avaliação dentro do Haras Tuiuti, que fica no interior de São Paulo, na região de Bragança Paulista.
Revelado em setembro de 2020, após uma extensa campanha de teasers, flagras e vídeos, o ID.4 estreou no mercado global com a missão de se tornar um dos carros-chefe em termos de eletrificação dentro da Volkswagen. Na verdade, o SUV elétrico foi o segundo modelo a ser construído na plataforma MEB, a arquitetura dedicada a veículos elétricos da marca alemã.
Foi lançado na Europa, depois na China, em duas variantes (ID.4 X e ID.4 Crozz), e por fim nos Estados Unidos. Atualmente, o ID.4 é produzido em cinco fábricas do Grupo Volkswagen ao redor do mundo: duas na China, duas na Alemanha e uma nos Estados Unidos.
Nesse período, que incluiu a fase de pré-produção, adaptação (ramp up) e produção em série, o ID.4 ganhou o prêmio World Car of The Year 2021, recebeu cinco estrelas, a nota máxima, nos testes de colisão e segurança do EuroNCAP, ampliou a linha com uma versão GTX de tração integral e 299 cv de potência e por fim deu origem ao SUV-cupê VW ID.5.
Com porte médio, o Volkswagen ID.4 mede 4.584 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.636 mm de altura e 2.771 mm de distância entre-eixos. Apesar de menor, ele possui espaço interno semelhante ao do Tiguan, mas com boa vantagem por ter um assoalho totalmente plano e sensação de amplitude no interior.
Logo de cara, a cabine do ID.4 passa uma sensação de modernidade e funcionalidade ao mesmo tempo - sem exageros. O painel tem visual limpo, poucos botões e se destaca pelo ID.Cockpit, com o quadro de instrumentos digital de 5,3" e o sistema de informação entretenimento Discover Pro com tela de 12", sistema auxiliar ao motorista ID. Light e volante multifuncional em couro com aquecimento.
Vale menção para a tela multimídia, que é bastante intuitiva e permite um fácil acesso as principais funções e configurações do veículo, exibindo ainda informações úteis sobre o status da condução elétrica.
A lista de equipamentos é ampla e conta com desejados itens de segurança e assistência ao motorista como seis airbags de série e um pacote que inclui alerta de colisão frontal, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e Park Assist.
Como esperado em um SUV, a posição de dirigir é alta, aliada à boa visibilidade e bancos bem projetados. Para quem vai atrás, o espaço é honesto e três pessoas de estatura média podem viajar sem problemas, mérito do entre-eixos de 2,70 metros e do piso totalmente plano.
A 'essência' do ID.4 é a arquitetura modular elétrica (MEB), que é uma plataforma 'pura', ou seja, dedicada exclusivamente a veículos elétricos. E isso faz toda a diferença em termos de construção, espaço interno, comportamento dinâmico e desempenho do sistema elétrico.
A unidade que a Volkswagen liberou para a nossa avaliação no Haras Tuiuti foi um ID.4 First Edition, a edição de lançamento que é equipada com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque montado no eixo traseiro.
Logo na primeira volta o ID.4 agradou: boa estabilidade nas curvas, pouca rolagem da carroceria e direção firme e direta foram os destaques. Ainda não dirigimos o SUV elétrico nas ruas, mas pelo que deu pra sentir na pista o ajuste de suspensão é muito bom, proporcionando uma tocada bem equilibrada com um bom compromisso entre conforto e estabilidade.
O ID.4 é um veículo bem assentado, passa segurança nas acelerações e boa sensação de controle. Ainda não fizemos as nossas medições, mas a Volkswagen declara aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, números condizentes com o que sentimos na pista.
E aqui vale um comentário: ainda que não seja um número de aceleração surpreendente pra um carro elétrico (equivale a um carro 1.6 turbo compacto, por exemplo), o ID.4 é bem progressivo. Não dá aquele 'soco' inicial, mas acelera de forma uniforme, o que deve fazer com que os motoristas de carros a combustão se sintam mais familiarizados.
Dito isto, o ID.4 acelera muito bem e tem ótimas retomadas, um desempenho mais que suficiente para a maioria das pessoas no uso normal e em linha com um veículo elétrico nessa faixa de potência. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.
A bateria de 82 kW (77 kWh líquidos) é composta por 12 módulos e fica alojada em uma estrutura de alumínio sob o assoalho. O pacote é suficiente para uma autonomia de 522 km pelo padrão WLTP, o que é um bom número.
O carregador de bordo de 11 kW permite um acréscimo de 85 km na autonomia em cerca de uma hora, e garante uma carga completa em cerca de sete horas e meia em uma tomada doméstica. Em uma estação de carregamento rápido DC de 125 kW, o ID.4 pode ir de 5 a 80 por cento da carga total em 38 minutos.
Nesse primeiro contato, o ID.4 surpreendeu positivamente: é um carro bem projetado e com boa qualidade de construção. Justifica o seu sucesso em outros mercados e mostra que a Volkswagen está no caminho certo com os veículos elétricos.
É um bom modelo para iniciar a linha 100% elétrica Volkswagen no país. No entanto, o SUV que atualmente é o carro-chefe da família ID foi apresentado no Brasil há cerca de um ano e ainda não tem uma data oficial de lançamento.
O ID.4 já foi flagrado em testes várias vezes e apresentado ao público em algumas ocasiões. Nos parece que a Volkswagen já teve tempo de testar o modelo e avaliar a receptividade do veículo elétrico no mercado, e agora resta a expectativa pela confirmação da data de lançamento - tudo indica que ele ocorrerá em algum momento de 2023.
E falando em preço, o VW ID.4 custa a partir de US$ 37.395 nos Estados Unidos, mas isso corresponde a versão de entrada Standard com bateria de 62 kWh. No caso da unidade avaliada, a série First Edition, o modelo que mais se aproxima em configuração é o ID.4 Pro S com tração traseira, que parte de US$ 47.495.
Quando for lançado por aqui, o SUV elétrico provavelmente virá nas versões mais equipadas. Se for o caso das variantes com tração traseira, podemos estimar preços iniciais entre R$ 300.000 e R$ 350 mil.
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