A Volkswagen iniciou hoje a produção do VW ID.4 em sua fábrica de Chattanooga, Tennessee. O SUV tornou-se o primeiro veículo elétrico a bateria do Grupo VW a ser montado nos Estados Unidos, definindo um marco importante para a ambiciosa estratégia de eletrificação da montadora para a América do Norte.

O VW ID.4 foi uma escolha lógica para a fábrica dos EUA, pois é o modelo totalmente elétrico mais vendido do Grupo Volkswagen, com 190.000 unidades entregues aos clientes globalmente desde seu lançamento em 2021 - e deve chegar em breve a outros mercados, incluindo o Brasil, onde já está sendo testado. 

Galeria: Volkswagen ID.4 - fábrica de Chattanooga, Tennessee

A Volkswagen pretende ampliar a montagem do ID.4 em Chattanooga para 7.000 veículos por mês ainda este ano, com o objetivo de aumentar ainda mais a produção até 2023. Os clientes podem esperar que os primeiras unidades do SUV elétrico fabricadas nos EUA sejam entregues já em outubro de 2022.

Para começar, o ID.4 norte-americano estará disponível tanto com tração traseira quanto com tração integral, com ambas as variantes sendo equipadas com uma bateria de 82 kWh. Ainda em 2022, a unidade Volkswagen Chattanooga começará a produzir um modelo de tração traseira com uma bateria de 62 kWh e um preço inferior — o famoso ID.4 mais barato que a montadora prometeu há algum tempo.

"Estamos apenas começando a escrever um novo capítulo para a Volkswagen na América, e é uma história muito americana. Quando prometemos levar os VEs da Volkswagen para os milhões, sempre incluía trabalhadores americanos construindo aqueles VEs ali em Chattanooga. Não poderíamos estar mais orgulhosos de ver essa visão realizada hoje com nosso carro-chefe elétrico ID.4 saindo das linhas. Este é outro marco na ambiciosa estratégia de eletrificação da Volkswagen para o mercado americano e globalmente."

Thomas Schäfer, presidente da marca global Volkswagen

Montagem Volkswagen ID.4 em Chattanooga, Tennessee

O início da produção do ID.4 nos EUA é resultado do investimento de US$ 800 milhões da Volkswagen na eletrificação de sua fábrica de Chattanooga, incluindo instalações dedicadas para montagem de veículos e baterias. A fábrica no Tennessee é agora o sexto local global a produzir veículos para a linha elétrica da Volkswagen.

O ID.4 montado no Tennessee será baseado principalmente na América do Norte, particularmente nos Estados Unidos. O veículo inclui materiais e componentes montados em 11 estados dos EUA, desde aço no Alabama e Ohio, até peças internas em Indiana e Carolina do Sul, e componentes eletrônicos em Kentucky e Carolina do Norte. A bateria de alta tensão será fornecida pela SK Innovation localizada na Geórgia.

Os fornecedores da Volkswagen ID.4 investiram US$ 2,7 bilhões em toda a América do Norte, incluindo a parceria com a SK Innovation, criando mais de 3.000 empregos americanos no processo.

Falando em empregos, a fábrica de Chattanooga está contratando ativamente mais de 1.000 pessoas até 2022 (além dos mais de 4.000 funcionários atuais) para ajudar a atender a demanda dos clientes pelo ID.4 e pelo SUV Atlas.