Impressões Arrow One: o furgão elétrico nacional com 270 km de alcance
Veículo elétrico comercial foi um dos destaques da Fenatran com sistema revolucionário de transporte de carga
Um dos destaques da Fenatran em 2022 foi a apresentação do Arrow One, furgão elétrico voltado para entregas que foi revelado na feira que reuniu os principais nomes dos setores de transporte e logística do mercado brasileiro no ano passado. Feito pela Arrow Mobility, startup brasileira fundada em Caxias do Sul (RS), o modelo deve começar a ser entregue ainda neste ano.
Uma das empresas que já apostou no Arrow One foi a Localiza, que deve receber as primeiras 100 unidades do furgão ainda em 2023. Por enquanto, o veículo continua em fase de testes e está sendo usado para demonstrações a clientes em potencial. O InsideEVs Brasil teve a oportunidade de já andar nesta novidade, ainda como protótipo.
Galeria: Primeiras impressões: Arrow One
O que é o Arrow One?
Trata-se de um furgão de entregas 100% elétrico desenvolvido por uma empresa brasileira, a Arrow Mobility. O conceito One que andamos também chamou a atenção na Fenatran de 2022 por conta de seu sistema de organização de carga, batizado de One Shot Loader. Ele consiste em uma série de prateleiras montadas sobre trilhos, o que agiliza a carga e a descarga do compartimento.
Patenteado pela Arrow, o One Shot Loader permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros. Outra novidade do modelo é o conceito de “Walk-in van”. Inédito no Brasil, ele permite que o motorista tenha acesso à carga sem precisar descer do veículo.
O interior tem visual limpo e sem obstáculos que possam atrapalhar o condutor, tudo para poupar movimentos desnecessários e otimizar o tempo das entregas. O acesso, travamento e destravamento da porta lateral, com acionamento elétrico, é feito por meio de um pulseira que atua como chave presencial.
O painel consiste em duas telas LCD, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, que inclui um aplicativo de gestão inteligente de rotas de entregas, entre outras funcionalidades. A porta traseira é do tipo retrátil, evitando o uso de espaço desnecessário para abrir o compartimento de carga.
Por dentro, o Arrow One oferece assentos para motorista, um passageiro e mais um ocupante em um banco temporário próximo à porta lateral. Para a melhorar a visibilidade, além de um grande parabrisa frontal, o furgão tem como opcional um sistema de espelhos virtuais em substituição aos tradicionais. Além de reduzir a possibilidade de danos por serem instalados em posição mais elevada, são menos sujeitos a acumular sujeira e melhoram a visão durante a noite também.
Indo à parte que interessa aos negócios, O Arrow One tem 16,5 m³ de volume interno, sendo que o corredor interno tem 2,10 metros de altura, e tem carga útil declarada de 2 toneladas. O veículo tem 6,2 metros de comprimentos, 2,8 m de altura e 2,1 m de larguraA empresa não informou o peso do veículo, nem suas medidas, mas a companhia afirma que o One tem 60% a mais de capacidade de carga que um veículo de porte similar.
O furgão da Arrow tem apenas um motor elétrico que é capaz de entregar 183 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Para alimentar o conjunto, o One terá duas opções de baterias. Fornecidas pela CATL, podem ser dois packs de 35 kWh, totalizando 70 kWh, ou três, chegando a 105 kWh. A velocidade máxima será de 105 km/h, mas o protótipo que o InsideEvs dirigiu estava limitado a 70 km/h. Em termos de autonomia, o conjunto menor fornece até 180 km para circular sem recarregar. Para o pack maior, este número chega a 270 km.
Como anda o Arrow One?
Antes de falar da experiência ao volante do Arrow One, vale lembrar que a unidade avaliada ainda era um protótipo e que alguns itens ainda mudarão. Por exemplo, o freio de mão será eletrônico no modelo de série, não manual como neste caso. O freio regenerativo ainda não estava ativado e o eixo traseiro ainda substituirá os tambores por freios a disco.
Se aproximar do Arrow One é algo pitoresco: ele é bem alto, mas é estreito e nem tão comprido. O enorme parabrisa domina o visual da dianteira junto aos faróis de LED, formados ainda por luzes diurnas de LED que cobrem a frente de um lado ao outro. As laterais e a traseira são dominadas pela função: retas e pensadas para maximizar o espaço e a usabilidade. Também fica o destaque para o entre-eixos relativamente curto, gerando um balaço traseiro (distância do eixo posterior até o final da carroceria) grande.
Vale lembrar também que por seu peso e capacidade de carga, totalizando 5.300 kg de Peso Bruto Total, o Arrow One exigirá habilitação C ou superior para ser conduzido. Sendo um veículo categorizado como pesado, também será preciso ficar atento às restrições específicas aplicadas para tal categoria.
Atrás do volante, a posição para dirigir é bem similar à encontrada em veículos de carga, com o volante mais horizontalizado e um banco alto, que deixa o condutor sentado mais como numa cadeira. Os espelhos virtuais ainda exigem costume, mas funcionam bem. Mas o destaque mesmo é o vidro frontal que permite ver tanto objetos altos como semáforos e galhos de árvore, quanto mais baixos para monitorar a aproximação da dianteira em relação a outros veículos, por exemplo.
Na hora de sair, o Arrow One é dócil. Não exige controle de embreagem, nem manter o motor num determinado giro para arrancar. E ele tem força, acompanhando carros de passeio nas saídas de farol. O veículo estava vazio, mas ainda assim o fôlego impressiona e mostra a vantagem do conjunto motriz elétrico sobre um equivalente a combustão.
Ainda por conta de estar vazio, a suspensão se mostrou firme. Mas como é um veículo para trabalhar, estar sem carga é a exceção em seu uso, não a regra. Lembrando do entre-eixos curto e do balanço traseiro longo, unido a um bom ângulo de esterço das rodas dianteiras, temos um furgão de porte grande que consegue manobrar bem.
É preciso apenas um pouco de cuidado com a traseira, que pendula bastante nas manobras como um micro-ônibus. Menos largo do que seu porte sugere, o Arrow One facilita a vida do condutor tanto para manobrar quanto para entrar em espaços mais estreitos como entradas de empresas, por exemplo. Por conta disso, também é fácil manter o One dentro da faixa de rolamento. Além do fator ecológico em se usar um veículo elétrico para entregas urbanas, a facilidade de condução do Arrow One também se mostrará um alívio para motoristas profissionais.
Expansão e vendas
Até o momento, a Arrow Mobility ainda não tem planos para abrir as vendas do One para o público em geral, ao menos não em 2023. A empresa tem a meta de entregar as 100 primeiras unidades neste ano, todas direcionadas para a Localiza, que encomendou tais unidades. Serão 20 Arrow One entregues no primeiro semestre, com as outras 80 devendo chegar a partir da segunda metade do ano.
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