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Impressões Arrow One: o furgão elétrico nacional com 270 km de alcance

Veículo elétrico comercial foi um dos destaques da Fenatran com sistema revolucionário de transporte de carga

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

Um dos destaques da Fenatran em 2022 foi a apresentação do Arrow One, furgão elétrico voltado para entregas que foi revelado na feira que reuniu os principais nomes dos setores de transporte e logística do mercado brasileiro no ano passado. Feito pela Arrow Mobility, startup brasileira fundada em Caxias do Sul (RS), o modelo deve começar a ser entregue ainda neste ano.

Uma das empresas que já apostou no Arrow One foi a Localiza, que deve receber as primeiras 100 unidades do furgão ainda em 2023. Por enquanto, o veículo continua em fase de testes e está sendo usado para demonstrações a clientes em potencial. O InsideEVs Brasil teve a oportunidade de já andar nesta novidade, ainda como protótipo.

Galeria: Primeiras impressões: Arrow One

O que é o Arrow One?

Trata-se de um furgão de entregas 100% elétrico desenvolvido por uma empresa brasileira, a Arrow Mobility. O conceito One que andamos também chamou a atenção na Fenatran de 2022 por conta de seu sistema de organização de carga, batizado de One Shot Loader. Ele consiste em uma série de prateleiras montadas sobre trilhos, o que agiliza a carga e a descarga do compartimento.

Patenteado pela Arrow, o One Shot Loader permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros. Outra novidade do modelo é o conceito de “Walk-in van”. Inédito no Brasil, ele permite que o motorista tenha acesso à carga sem precisar descer do veículo.

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

O interior tem visual limpo e sem obstáculos que possam atrapalhar o condutor, tudo para poupar movimentos desnecessários e otimizar o tempo das entregas. O acesso, travamento e destravamento da porta lateral, com acionamento elétrico, é feito por meio de um pulseira que atua como chave presencial.

O painel consiste em duas telas LCD, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, que inclui um aplicativo de gestão inteligente de rotas de entregas, entre outras funcionalidades. A porta traseira é do tipo retrátil, evitando o uso de espaço desnecessário para abrir o compartimento de carga.

Por dentro, o Arrow One oferece assentos para motorista, um passageiro e mais um ocupante em um banco temporário próximo à porta lateral. Para a melhorar a visibilidade, além de um grande parabrisa frontal, o furgão tem como opcional um sistema de espelhos virtuais em substituição aos tradicionais. Além de reduzir a possibilidade de danos por serem instalados em posição mais elevada, são menos sujeitos a acumular sujeira e melhoram a visão durante a noite também.

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

Indo à parte que interessa aos negócios, O Arrow One tem 16,5 m³ de volume interno, sendo que o corredor interno tem 2,10 metros de altura, e tem carga útil declarada de 2 toneladas. O veículo tem 6,2 metros de comprimentos, 2,8 m de altura e 2,1 m de larguraA empresa não informou o peso do veículo, nem suas medidas, mas a companhia afirma que o One tem 60% a mais de capacidade de carga que um veículo de porte similar.

O furgão da Arrow tem apenas um motor elétrico que é capaz de entregar 183 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Para alimentar o conjunto, o One terá duas opções de baterias. Fornecidas pela CATL, podem ser dois packs de 35 kWh, totalizando 70 kWh, ou três, chegando a 105 kWh. A velocidade máxima será de 105 km/h, mas o protótipo que o InsideEvs dirigiu estava limitado a 70 km/h. Em termos de autonomia, o conjunto menor fornece até 180 km para circular sem recarregar. Para o pack maior, este número chega a 270 km.

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

Como anda o Arrow One?

Antes de falar da experiência ao volante do Arrow One, vale lembrar que a unidade avaliada ainda era um protótipo e que alguns itens ainda mudarão. Por exemplo, o freio de mão será eletrônico no modelo de série, não manual como neste caso. O freio regenerativo ainda não estava ativado e o eixo traseiro ainda substituirá os tambores por freios a disco.

Se aproximar do Arrow One é algo pitoresco: ele é bem alto, mas é estreito e nem tão comprido. O enorme parabrisa domina o visual da dianteira junto aos faróis de LED, formados ainda por luzes diurnas de LED que cobrem a frente de um lado ao outro. As laterais e a traseira são dominadas pela função: retas e pensadas para maximizar o espaço e a usabilidade. Também fica o destaque para o entre-eixos relativamente curto, gerando um balaço traseiro (distância do eixo posterior até o final da carroceria) grande.

Vale lembrar também que por seu peso e capacidade de carga, totalizando 5.300 kg de Peso Bruto Total, o Arrow One exigirá habilitação C ou superior para ser conduzido. Sendo um veículo categorizado como pesado, também será preciso ficar atento às restrições específicas aplicadas para tal categoria.

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

Atrás do volante, a posição para dirigir é bem similar à encontrada em veículos de carga, com o volante mais horizontalizado e um banco alto, que deixa o condutor sentado mais como numa cadeira. Os espelhos virtuais ainda exigem costume, mas funcionam bem. Mas o destaque mesmo é o vidro frontal que permite ver tanto objetos altos como semáforos e galhos de árvore, quanto mais baixos para monitorar a aproximação da dianteira em relação a outros veículos, por exemplo.

Na hora de sair, o Arrow One é dócil. Não exige controle de embreagem, nem manter o motor num determinado giro para arrancar. E ele tem força, acompanhando carros de passeio nas saídas de farol. O veículo estava vazio, mas ainda assim o fôlego impressiona e mostra a vantagem do conjunto motriz elétrico sobre um equivalente a combustão.

Primeiras impressões: Arrow One (protótipo)

Ainda por conta de estar vazio, a suspensão se mostrou firme. Mas como é um veículo para trabalhar, estar sem carga é a exceção em seu uso, não a regra. Lembrando do entre-eixos curto e do balanço traseiro longo, unido a um bom ângulo de esterço das rodas dianteiras, temos um furgão de porte grande que consegue manobrar bem.

É preciso apenas um pouco de cuidado com a traseira, que pendula bastante nas manobras como um micro-ônibus. Menos largo do que seu porte sugere, o Arrow One facilita a vida do condutor tanto para manobrar quanto para entrar em espaços mais estreitos como entradas de empresas, por exemplo. Por conta disso, também é fácil manter o One dentro da faixa de rolamento. Além do fator ecológico em se usar um veículo elétrico para entregas urbanas, a facilidade de condução do Arrow One também se mostrará um alívio para motoristas profissionais.

Expansão e vendas

Até o momento, a Arrow Mobility ainda não tem planos para abrir as vendas do One para o público em geral, ao menos não em 2023. A empresa tem a meta de entregar as 100 primeiras unidades neste ano, todas direcionadas para a Localiza, que encomendou tais unidades. Serão 20 Arrow One entregues no primeiro semestre, com as outras 80 devendo chegar a partir da segunda metade do ano.