Logo após a apresentação da linha 2023 do Renault Master no Brasil, a marca francesa confirma a chegada da variante 100% elétrica Renault Master E-Tech, que será lançada por aqui no segundo semestre de 2022, dentro do novo plano estratégico que promete acelerar a eletrificação.
O segmento de vans elétricas está em rápido crescimento no país e já conta com os modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e JAC iEV750, que poderão concorrer com o Renault Master E-Tech, a depender das variantes a serem lançadas.
A Renault ainda não divulgou as especificações das versões que serão lançadas por aqui, mas na Europa o Renault Master E-Tech é oferecido em variantes chassi-cabine, furgão ou van de passageiros com três opções de tamanho da carroceria.
A autonomia pode chegar a 185 km com uma carga para o modelo de menor porte e o tempo de carregamento em um carregador do tipo wallbox de 7 kW é de seis horas para recuperar cerca de 120 km de alcance.
Já o motor deriva da mesma unidade utilizada no Renault Zoe, mas configurado para 57 kW (76 cv) de potência e 23 kgfm de torque, o que permite atingir a velocidade máxima de 100 km/h.
A Renault oferece no Brasil, desde 2013, modelos 100% elétricos para empresas e projetos de mobilidade como o Zoe, Twizy e Kangoo. Além disso, o Zoe E-Tech Electric é comercializado ao cliente final desde 2018. Ao todo já são mais de 500 veículos elétricos da marca francesa em circulação no país.
Recentemente, a Renault vendeu 100 unidades do Kangoo E-Tech 100% elétrico com autonomia de 200 km para a operação logística da Americanas S.A. Além disso, a marca francesa também confirmou recentemente a chegada do Kwid E-Tech elétrico ao país neste ano.