Impressões Hyundai Ioniq 5: prazer ao dirigir combina com carro elétrico
Primeiro carro elétrico dedicado da Hyundai surpreende pela dirigibilidade, inovação e tecnologia
A Hyundai tarda, mas não falha. Iniciando uma nova fase de expansão no mercado brasileiro, a montadora coreana lançou o Ioniq 5, seu primeiro carro elétrico no país - lembrando que o Kona EV era vendido pela Caoa-Hyundai. Com plataforma moderna e tecnologia de ponta, o modelo de zero emissão abre caminho para um futuro mais promissor (e eletrificado) dentro da marca.
Apresentado ao mundo em 2021, o Ioniq 5 é o primeiro veículo da nova submarca Ioniq, uma divisão exclusivamente de modelos elétricos do grupo, ampliando a linha zero emissão da Hyundai. Atualmente, ele conta com a companhia do sedã Ioniq 6, que ainda está no início da trajetória e não tem confirmação de vinda ao nosso mercado ao menos por enquanto.
Mas as novidades não param por aqui: o Ioniq 5 marca não apenas o início dessa submarca, mas também a estreia da nova plataforma dedicada E-GMP. Essa base será utilizada para todos os futuros veículos elétricos da Hyundai Ioniq, bem como para modelos da família Kia, como o também recém-lançado EV5.
O que é?
Sucesso de vendas e responsável por reposicionar a Hyundai em termos de eletrificação em mercados importantes da Europa e nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 inaugura a categoria dos CUVs (Crossovers Utility Vehicles) da marca, com seu estilo que mescla elementos hatchback e SUV. O carro elétrico ainda acumula diversos prêmios, incluindo os títulos de “Carro Mundial do Ano”, “Carro Elétrico Mundial do Ano” e “Melhor Design Mundial do Ano”.
Inspirado no clássico Hyundai Pony, o primeiro carro da marca de 1974, o novo Ioniq 5 marca um novo curso também do ponto de vista de design. Esteticamente, o novo carro elétrico se destaca pelas linhas bem marcadas, superfícies limpas, lâmpadas LED retangulares (marca registrada da família IONIQ) e rodas de liga leve aerodinâmicas com desenho exclusivo.
Se nas imagens parece interessante, ao vivo fica ainda melhor. Cativa pelo porte de um hatchback grande e mais alto, como um SUV, mas sem ser um SUV. É imponente e robusto, mas sem ser desajeitado. É tudo muito proporcional e calculado, contribuindo para o sucesso estético.
E como foi dito no início, o Hyundai elétrico é baseado na moderna e desenvolvida internamente plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), se destacando pelas dimensões, amplo espaço interno e arquitetura elétrica de 800 volts.
No Brasil, o Ioniq 5 chega exclusivamente na versão Signature, equipada com um trem de força de motor elétrico duplo (101 cv na dianteira e 224 cv na traseira), para um combinado de 325 cv e 61,6 kgfm de torque. A bateria que alimenta o sistema tem 84 kWh de capacidade e pode ser recarregada em 11 kW AC ou impressionantes 350 kW DC, o bastante para recuperar de 10 a 80% do estado de carga em 18 minutos. Outro componente é o sistema HTRAC, já presente em outros modelos da marca, que distribui o torque entre as rodas para melhorar a aderência e estabilidade.
Interior
No interior, o ambiente mantém o estilo minimalista, mas se destaca pela alta tecnologia embarcada. Seguindo o que se tornou quase um padrão, o Ioniq 5 conta com duas telas de 12" na parte frontal, uma dedicada à instrumentação e outra ao sistema de entretenimento e informações.
Além das telas funcionais, o elétrico oferece um amplo espaço interno com acabamento em tons escuros (há opção pelo interior claro), onde os revestimentos são fabricados com materiais reciclados ou de origem vegetal, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A modularidade da cabine também merece atenção, com soluções inovadoras como o apoio de braço central, que pode ser recuado em direção aos bancos traseiros, e o banco deslizante da segunda fileira, que permite ampliar a capacidade do porta-malas, que parte de 530 litros, o que, por si só, já é excelente volume.
E esse ambiente tem um bom recheio de equipamentos de conforto e segurança: ar-condicionado de duas zonas, teto panorâmico, câmera 360º, monitor de pontos cegos, pacote de assistência ao motorista nível 2 com frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, de tráfego traseiro e monitoramento de sinais de trânsito, entre outras funcionalidades.
Por fim, o novo elétrico da Hyundai também conta com a função V2L (Vehicle to Load), que transforma o veículo em uma fonte de energia portátil, permitindo a alimentação de dispositivos externos, uma função cada vez mais adotada nos veículos elétricos atuais.
Como anda?
Semana de onda de calor em São Paulo, 37°C, sol e sem nuvens. Nesse cenário, tivemos o primeiro contato com o Hyundai Ioniq 5 na pista da Fazenda Capuava, no interior de SP. Além de agradar pelo estilo, espaço interno e posição de dirigir, o elétrico oferece um volante com boa pegada e seletor de marchas na coluna de direção.
E logo nas primeiras curvas já mostra maturidade: a direção é rápida e direta e, mesmo no modo Comfort, o convencional, apresenta uma estabilidade exemplar, também mérito do centro de gravidade mais baixo dos carros elétricos, mas não apenas isso. Passando ao modo Sport, o carro fica ainda mais responsivo, revelando o acerto dinâmico exemplar, baixa rolagem da carroceria, e que mesmo explorando os limites não sai de frente.
Um acerto que casa bem com os saudáveis 325 cv e 61,6 kgfm do motor duplo, que tem distribuição eletrônica de torque entre as quatro rodas. Pelos dados oficiais, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. É condizente com as primeiras impressões.
Ademais, vale mencionar o conforto acústico, mostrando um bom trabalho de isolamento, bem como o prazer ao dirigir no geral. Naturalmente, que a primeira avaliação foi dentro de um ambiente fechado, então teremos que dirigir nas ruas para ter uma avaliação mais abrangente, mas não há dúvida que estamos diante de um carro elétrico muito bem projetado.
Quanto custa?
Por R$ 394.990, o Hyundai Ioniq 5 veio mais caro que o esperado, mas é bom colocar alguns dados em perspectiva. Com 4,63 metros de comprimento e seu longo entre-eixos de 3,00 metros, ele desbanca modelos como Volvo C40 e BMW iX1 com seu amplo espaço e fica no meio-termo dos dois em termos de preços de acordo com a versão (motor simples ou duplo). Se destaca pelo projeto moderno, prazer ao dirigir e soluções inovadoras. É um modelo de marca generalista com acenos premium e a prova de que os carros elétricos estão atingindo um nível de dirigibilidade que era impensável há pouco tempo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Impressões: Alpine A290, um hot hatch elétrico, mas sem o fator “Uau!”
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca