A Mercedes-Benz quer ter uma linha bem completa de carros totalmente elétricos. Além do EQC (que já está sendo vendido), e dos futuros EQA e EQS, a fabricante trabalha no EQB, baseado no novo GLB e que aparece em testes na Suécia, aproveitando a neve que cai no país. Nosso espiões avistaram o carro bem camuflado. A estreia está prevista para o 2º semestre de 2020.
Infelizmente, a Mercedes ainda testa o EQB com bastante camuflagem. O crossover elétrico deve aproveitar muito do design do GLB, com pequenas alterações como uma imitação de grade em 3D no lugar da entrada de ar, a ausência de saídas de escapamento na traseira e mais. Os faróis também devem ser levemente redesenhados para ajudar a diferenciar o carro da versão com motor a combustão.
É especulado que o EQB terá a mesma mecânica elétrica que o EQA, usando dois motores para entregar 272 cv e 50,8 kgfm de torque. O rumor é bem fundamentado, já que o GLA 2021 irá compartilhar motores a combustão com o GLB e todos os demais carros da linha pequena da fabricante, como Classe A e CLA.
Apesar do tamanho relativamente pequeno, o EQB terá um conjunto de baterias de 60 kWh, que deve gerar energia o suficiente para ter uma autonomia de 500 km. Fontes dizem que a versão topo de linha terá uma bateria ainda maior, mas não revelam qual é a meta de autonomia da Mercedes-Benz para esta configuração.
Embora o Mercedes-Benz EQB pareça praticamente pronto para ser produzido, não espere vê-lo por completo antes do 2º semestre de 2020. Seu lançamento no Brasil deve acontecer apenas em 2021, na melhor das hipóteses.
Fotos: Automedia, CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil