Versão elétrica do Classe S aparece em teaser que fala sobre evolução dos faróis

Um dos próximos lançamentos da Mercedes-Benz será o EQS, sedã totalmente elétrico baseado no Classe S. Este carro acabou ganhando um teaser de uma forma incomum, em uma apresentação da marca sobre como a tecnologia de faróis evoluiu nos últimos anos. Em um dos slides aparece o EQS sob panos, já com o design da versão de produção e podemos ver que terá retrovisores normais ao invés de câmeras como no conceito.

Enquanto este teaser não revela nada que não vimos nos flagras dos protótipos, ele confirma de forma indireta que o "Classe S dos EVs" será revelado em 2020. Os rumores que circulam pela mídia dizem que a Mercedes pretende apresentar seu carro elétrico mais caro algumas meses depois da nova geração do Classe S, e esta imagem oficial parece confirmar isso.

Mercedes EQS teaser

No vídeo abaixo, feito há alguns meses, é possível ver as diferenças de design entre o novo Classe S e sua contraparte elétrica. O carro escondido sob camuflagem claramente tem mais em comum com o conceito Vision EQS e os protótipos que vimos nos últimos meses do que com o sedã a combustão. A pista mais óbvia na frente do carro é o formal dos faróis, enquanto a "grade" parece ser um pouco menor no EQS - não que ele precise de uma.

Se for parecido com o conceito, o modelo elétrico topo de linha da Mercedes terá motores nos eixos dianteiro e traseiro, entregando mais de 470 cv cerca de 77 kgfm de torque instantâneo.

No conceito, esta mecânica permitia que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos antes de chegar à velocidade máxima de 200 km/h. É equipado com um conjunto de baterias de 100 kWh que entrega força o suficiente para rodar por 700 km, segundo o ciclo de testes europeu WLTP.

Considerando como os protótipos estão sendo testados já com sua carroceria final, é bem possível que o EQS seja revelado oficialmente em 2020, pouco antes de começar a ser vendido em 2021. Quando chegar, ele deve receber o sistema de faróis Digital Light, sendo equipado com 940 LEDs individuais e cada farol terá uma tecnologia que permite exibir diversos tipos de imagens no asfalto.

Galeria: Mercedes-Benz Vision EQS (2019)