Fiat-Chrysler e Foxconn estudam parceria para carros elétricos
Aliança entre montadora e produtora dos iPhones inicialmente focará no mercado chinês
Um novo passo na estratégia de eletrificação da Fiat-Chrysler foi revelado nesta semana, em uma aliança entre a fabricante automotiva e o grupo Foxconn, conhecido por ser o responsável pela produção do iPhone em suas fábricas na China. A joint venture será criada com a Hon Hai Precision, produtora de microprocessadores da Foxconn, com a missão de criar tecnologia de internet para veículos e a produção de carros elétricos no país..
As discussões entre Fiat-Chrysler e Foxconn estão voltadas para a criação de uma joint venture para o desenvolvimento e produção de veículos elétricos na China, além de entrar no negócio do IoV (Internet for Vehicles, ou internet para veículos). O grupo ítalo-americano enfatiza que a colaboração deve focar inicialmente no mercado chinês.
As duas empresas ainda estão no processo de preparação de um acordo preliminar que irá regular as futuras discussões sobre o assunto, com o objetivo de chegar a um acordo definitivo nos próximos meses. No entanto, depois do que aconteceu ao conversar com a Renault há alguns meses, a Fiat-Chrysler destaca que "não há garantia de que esta negociação possa ser concluída neste período".
Atualmente, a FCA trabalha para lançar seu primeiro carro elétrico desta nova leva, na forma do novo 500e. O veículo, já visto em testes, será lançado ainda neste ano na Europa e está nos planos da fabricante para o Brasil. Além disso, a Jeep irá iniciar as vendas do Renegade 4xe e Compass 4xe, variantes híbridas plug-in dos crossovers, também confirmados para o nosso mercado a partir deste ano.
Galeria: Jeep Compass e Renegade 4xe - Produção na Itália
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis