A Subaru não é a primeira fabricante que pensamos ao falar de veículos eletrificados, já que os esforços da empresa nipônica ainda são bem tímidos em comparação às suas rivais. Tanto é que vende poucos modelos com motorização elétrica, como o Crosstrek Hybrid e o Forester e-Boxer. Porém, ela promete que fará muito mais nos próximos anos, a ponto de ter apenas carros elétricos a partir da primeira meta da década de 2030.

Galeria: Subaru EV - Teaser

Para começar, a fabricante irá desenvolver modelos híbridos usando tecnologias da Toyota, como revela a agência Reuters. Os primeiros modelos com este sistema serão lançados nesta década, usando uma nova tecnologia de tração integral simétrica feita pela própria Subaru. Com esta tecnologia, a empresa espera chegar ao objetivo de que 40% de seus carros vendidos até 2030 sejam híbridos ou elétricos.

O segundo passo começará com o futuro carro totalmente elétrico, que já está em desenvolvimento e aparece nos primeiros esboços oficiais. Ele ainda deve ser revelado na forma de um conceito, com um formato de crossover. Segundo os planos da Subaru, ele será apenas o primeiro, pois a empresa quer vender apenas carros elétricos a partir da primeira metade de 2030.

“Apesar de usarmos tecnologia da Toyota, queremos fazer híbridos que seja indiscutivelmente da Subaru", explica Tetsuo Onuki, chefe de tecnologia da marca, em entrevista à Reuters. "Não é apenas sobre reduzir as emissões de CO2. Precisamos melhorar a segurança dos veículos e a performance de nosso sistema de tração integral.”

Saberemos mais sobre os planos de eletrificação da Subaru em breve, quando a empresa revela seu primeiro carro elétrico.