Subaru quer vender apenas elétricos a partir de 2030
Fabricante usará tecnologia da Toyota e trabalha em crossover como primeiro EV
A Subaru não é a primeira fabricante que pensamos ao falar de veículos eletrificados, já que os esforços da empresa nipônica ainda são bem tímidos em comparação às suas rivais. Tanto é que vende poucos modelos com motorização elétrica, como o Crosstrek Hybrid e o Forester e-Boxer. Porém, ela promete que fará muito mais nos próximos anos, a ponto de ter apenas carros elétricos a partir da primeira meta da década de 2030.
Galeria: Subaru EV - Teaser
Para começar, a fabricante irá desenvolver modelos híbridos usando tecnologias da Toyota, como revela a agência Reuters. Os primeiros modelos com este sistema serão lançados nesta década, usando uma nova tecnologia de tração integral simétrica feita pela própria Subaru. Com esta tecnologia, a empresa espera chegar ao objetivo de que 40% de seus carros vendidos até 2030 sejam híbridos ou elétricos.
O segundo passo começará com o futuro carro totalmente elétrico, que já está em desenvolvimento e aparece nos primeiros esboços oficiais. Ele ainda deve ser revelado na forma de um conceito, com um formato de crossover. Segundo os planos da Subaru, ele será apenas o primeiro, pois a empresa quer vender apenas carros elétricos a partir da primeira metade de 2030.
“Apesar de usarmos tecnologia da Toyota, queremos fazer híbridos que seja indiscutivelmente da Subaru", explica Tetsuo Onuki, chefe de tecnologia da marca, em entrevista à Reuters. "Não é apenas sobre reduzir as emissões de CO2. Precisamos melhorar a segurança dos veículos e a performance de nosso sistema de tração integral.”
Saberemos mais sobre os planos de eletrificação da Subaru em breve, quando a empresa revela seu primeiro carro elétrico.
Fonte: Subaru via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
kW vs. kWh: Entenda a diferença das medidas usadas nos carros elétricos
Sedã elétrico da Chery tem autonomia impressionante de 1.645 km
Chevrolet Spark EUV e BYD Dolphin: compactos elétricos em comparação
Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Citroën 2CV será revivido como elétrico barato baseado na plataforma do C3
Neta Auto inaugura 1ª loja no Brasil e estuda produção local para 2026