Apesar do desenvolvimento avançado da tecnologia e do lançamento constante de novidades, os veículos totalmente elétricos ainda devem demorar para ganhar papel de destaque em termos comerciais no mercado global. Pelo menos é o que pensa o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, que em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News se mostrou um tanto cético em suas previsões. O executivo acredita que ainda há muitos entraves a serem superados tanto em termos tecnológicos quanto de mercado e que, a curto e médio prazos, os veículos híbridos é que devem verdadeiramente assumir o protagonismo.

Galeria: Honda Accord Híbrido

"Existe realmente demanda para puramente elétricos? Não tenho tanta certeza porque há muitos problemas relacionados à infraestrutura e hardware. Não acredito que haja um aumento dramático na demanda por veículos a bateria e acredito que essa situação seja verdadeira globalmente. Existem diferentes regulamentos em diferentes países, e temos que cumpri-los. Portanto, é necessário continuar a pesquisa e desenvolvimento. Mas não acredito que isso se torne popular tão cedo", justificou.

"Acredito que os veículos híbridos terão papel crítico. O objetivo não é a eletrificação, por si só, mas a melhoria da eficiência energética. E acreditamos que os veículos híbridos são o caminho para cumprir diferentes regulamentações ambientais", disse.

Até 2030, vale lembrar, a Honda quer concentrar dois terços de suas vendas globais em veículos eletrificados. E a chave para bater a meta certamente será através dos híbridos. Atualmente, a linha global de híbridos da marca é composta por modelos como Insight, Accord Hybrid, Clarity Plug-In Hybrid, CR-V Hybrid, HR-V Hybrid, Fit Hybrid, entre outros. O único totalmente elétrico por enquanto é apenas o pequeno Honda e.

No Brasil, a promessa da Honda é lançar nos próximos anos 3 veículos híbridos, sendo o primeiro deles o sedã Accord (atualmente oferecido apenas com motor a gasolina). 

Galeria: Novo Honda Fit - Japão