Até então considerados os principais entraves à popularização dos veículos elétricos, os preços de venda praticados no segmento estão se tornando cada vez mais convidativos. Prova disso é o recém-lançado Volkswagen ID.3, que nas versões de entrada terá preço inferior a 30.000 euros nos principais mercados da Europa - isso sem levar os conta os incentivos fiscais oferecidos de acordo com cada país. Na Alemanha, por exemplo, o preço sugerido já com o bônus será de 23.430 euros, o que colocará o ID.3 em pé de igualdade com veículos equivalentes movidos a gasolina - ou até mais barato, dependendo do caso. Para efeito de comparação, o Golf custa no mercado alemão a partir de 26.680 euros.
Além do preço, o ID.3 também renderá vantagens para o comprador em termos de custos, uma vez que é capaz de economizar aproximadamente 840 euros por ano com manutenção. Nesse sentido, há benefícios como isenção de impostos anuais equivalentes ao nosso IPVA, seguro enquadrado em classes mais baratas e dispensa de gastos com trocas de óleo, entre outros. "O preço não é mais um empecilho para o carro elétrico. As ofertas de leasing facilitam a troca e reduzem a incerteza. No futuro, o carro elétrico também ficará sem alguns subsídios e manterá um preço atraente", avalia Silke Bagschick, chefe de vendas e marketing da e-Mobility.
Construído sobre a plataforma modular MEB, pensada exclusivamente para veículos elétricos, o ID.3 começará a ser vendido na metade deste ano. Com porte bastante próximo ao de um Golf, mede 4,26 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,55 m de altura e 2,76 m de entre-eixos, além de levar 385 litros de bagagem no porta-malas. Outros dados revelam peso inicial de 1.719 kg (pode variar de acordo com a versão), capacidade de carga de 416 kg a 541 kg, raio de giro de apenas 10,2 metros (ideal para manobras em espaços urbanos apertados) e coeficiente de arrasto (Cx) de 0,267.
A autonomia pode ser de 330 km, 450 km ou 550 km, dependendo da versão e da capacidade da bateria, cuja garantia de fábrica será de 8 anos ou 160 mil km. Os componentes são instalados na base do veículo e geram efeito positivo direto em características como aproveitamento do habitáculo e dirigibilidade, uma vez que reduzem consideravelmente o centro de gravidade. Além disso, a distribuição de peso é equânime entre os eixos dianteiro e traseiro. No caso do ID.3 1ST, a marca garante potência de 150 kW (cerca de 204 cv), torque na casa dos 31,6 kgfm e velocidade máxima de 160 km/h.
Fonte: Volkswagen
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