A Volkswagen apresentou o Tiguan GTE Concept no dia 14 de setembro de 2015, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha). Cinco anos depois, finalmente veremos a versão de produção do SUV, como a fabricante confirmou há alguns dias. Vimos protótipos da variante híbrida plug-in antes, mas isso foi há tanto tempo que poderia ser o teste da motorização que passou a ser usada no Tiguan L PHEV, lançado na China no ano passado.

O mercado europeu finalmente receberá o Tiguan GTE e a lógica nos diz que terá o novo visual do modelo reestilizado do crossover, também previsto para este ano. Os flagras mostram um protótipo camuflado com adesivos sobre os faróis para esconder o design novo, que deve buscar inspiração no novo Golf. O mesmo acontece na traseira, que até parecem com as do modelo atual, mas é possível notar que são apenas adesivos. O para-choque dianteiro também usa um pouco de maquiagem e a grade parece um pouco diferente, então espere que o modelo de produção seja bem melhor.

Galeria: Volkswagen Tiguan GTE 2021 - Flagras

Como sabemos que este é o GTE e não o Tiguan normal? Basta dar uma olhada na lateral próxima do motorista, onde está a porta de entrada do carregador. Ela parece ter o mesmo tamanho e formato que a do novo Golf GTE, o que não é nenhuma surpresa considerando o parentesco entre os dois.

A Volkswagen ainda não fala se o Tiguan eletrificado será semelhante ao Golf GTE ou o Passat GTE, ambos com o motor 1.4 turbo e um elétrico, transmissão de dupla embreagem e 6 marchas, e um conjunto de baterias de 13 kWh. O hatchback oferece 244 cv, enquanto o Passat tem 218 cv.

Para ter uma ideia da autonomia elétrica do Tiguan GTE, vale olhar para os outros modelos. O Golf GTE consegue rodar por cerca de 60 km, enquanto o Passat tem autonomia de 56 km, ambos usando apenas a carga das baterias. A Volkswagen está vendendo o Golf Hybrid na Europa, com as mesmas baterias de 13 kWh e 60 km de autonomia, mas a potência é reduzida para 204 cv.

O Volkswagen Tiguan reestilizado será revelado neste ano. A versão GTE pode ser apresentada no mesmo momento, assim como a variante esportiva R, que também roda em testes há anos. Há chances de que o Tiguan GTE seja um dos seis modelos eletrificados que a VW prometeu para o Brasil até 2023.