Maior fabricante mundial de veículos elétricos, a gigante chinesa BYD agora concentra esforços no diversificado mercado europeu. Após divulgar os preços do sedã Han, que também será lançado no velho continente, agora a marca anuncia de forma oficial o lançamento do Tang (Tan no Brasil), um SUV 100% elétrico de sete lugares que estreia na Noruega mas tem planos de se espalhar pela Europa.
Trata-se da segunda geração do utilitário, que se destaca pelo espaço interno, oferta de equipamentos, capacidade para até sete ocupantes e autonomia estimada em mais de 500 km - o sucesso vai depender muito do preço cobrado (na China equivale a 34.000 mil euros).
Esta ofensiva de veículos de passeio trata-se de uma nova investida para o grupo chinês, que é conhecido na Europa principalmente por seus ônibus elétricos, caminhões e vans comerciais, embora já tenha lançado alguns veículos de passeio por lá, presentes principalmente em frotas de táxis na Espanha. Vale destacar ainda que a Noruega foi escolhida por ser o país mais avançado do continente em termos de eletrificação da frota.
Segundo Isbrand Ho, diretor administrativo da BYD Europa, a estratégia se baseia em "avaliar de perto como esse primeiro modelo acolhe o mercado europeu e, a longo prazo, expandir as vendas de automóveis de passageiros além da Noruega".
Falando sobre o BYD Tang, ele é um SUV com quase cinco metros de comprimento que pode ter configuração para cinco ou sete ocupantes. O trem de força é composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de fornecer 365 kW (496 cv) de potência com tração integral permanente. A bateria possui 82,8 kWh de capacidade, suficiente para percorrer 600 km com uma única recarga (cliclo NEDC). No entanto, pelo ciclo mais rigoroso WLTP esse número deve baixar para 500 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos