Oficial: Volkswagen compra 50% da JAC para produzir carros elétricos
Além de um aumento de 50% para 75% de participação na joint-venture JAC-Volkswagen.
Agora é oficial. Confirmando os rumores que surgiram durante a semana, a Volkswagen anunciou um grande acordo com duas empresas chinesas para expandir sua produção de veículos elétricos e tecnologias afins naquele país.
O primeiro envolve o aporte de 1 bilhão de euros para compra de 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors e o segundo trata da aquisição de 26% da fabricante de baterias Gotion High-Tech Co., Ltd. por 1,1 bilhão de euros. Trata-se de um importante passo para a marca alemã, que ainda inclui um aumento de 50% para 75% de participação na joint-venture JAC Volkswagen.
Galeria: JAC iEV20
Esse movimento garante a Volkswagen abrir caminho para ampliar a gama de modelos e infraestrutura de carros elétricos na China, consolidando assim a presença como uma grande empresa de automóveis estrangeira no país, sendo um contraponto para o império de Elon Musk com a Tesla, que segue focada na expansão de sua Gigafactory em Xangai.
O Dr. Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG, disse: "Juntamente com parceiros fortes e confiáveis, a Volkswagen está fortalecendo sua estratégia de eletrificação na China. O segmento de carros elétricos está crescendo rapidamente e oferece muito potencial para a JAC-Volkswagen. Estamos impulsionando ativamente o desenvolvimento de células de bateria na China por meio de nosso investimento estratégico na Gotion."
O Dr. Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen da China, disse:
"O Grupo Volkswagen China já delineou sua rota para se tornar uma empresa líquida de carbono-neutro. Em 2025, cerca de 1,5 milhão de veículos elétricos estão planejados para entrega a clientes em todo o país. A China é o maior mercado mundial de mobilidade eletrônica."
Formada em 2017, a joint venture JAC-Volkswagen é uma empresa totalmente elétrica que desenvolve, produz e comercializa veículos elétricos. Os planos de expansão do portfólio incluem o lançamento de cinco novos modelos até 2025, além de construir uma nova fábrica de veículos elétricos e um centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Hefei.
Galeria: Volkswagen plataforma MEB
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Super-sedã de luxo da JAC para encarar Rolls-Royce é revelado ao público
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil