A mobilidade elétrica, como seu primeiro objetivo, deve reduzir o impacto do transporte sobre rodas no meio ambiente. Para fazer isso em 360 graus - acredita-se amplamente como discutido - não é suficiente que um carro não polua durante o uso, mas também nas fases de produção e descarte. As montadoras sabem disso e estão trabalhando duro para se tornar neutras em carbono em todas as frentes.

O Volkswagen ID.3 é filho dessa pretensão: a primeira nova geração elétrica da marca alemã, cujos pedidos para a 1ª edição serão abertos em 17 de junho com preços a partir de mais de 37.000 euros (R$), anunciou, por exemplo, que possui interiores veganos, um termo que não apenas indica um tipo de dieta, mas, geralmente, um estilo de vida mais natural e ecológico.

Galeria: Volkswagen ID.3 - versões e cores

Plásticos veganos 

Já está na essência do conceito ID.. Na Space Vision, a Volkswagen havia apresentado um tecido inovador chamado Appleskin. Não tem nada a ver com a empresa fundada por Steve Jobs (nem com a gravadora dos Beatles): é chamada assim porque é feita de... maçãs.

Para o ID.3, ela se concentrou em uma fibra diferente, mas ainda vegana, natural e ecológica. O mesmo se aplica aos plásticos utilizados para os revestimentos, que também são ecológicos.

Quase 100% reciclável

No design do ID.3 e na escolha dos componentes, foi dedicada muita atenção ao respeito ao meio ambiente e foram feitas muitas escolhas para alcançar a meta de produção neutra em CO2.

Com isso em mente, muitas peças são feitas de materiais reciclados e recicláveis. E não se diz, como afirmam a alta gerência, que no futuro essa tensão levará a um carro que é 100% filho da economia circular.

Versões

No total, haverá cinco versões à venda:

  • Pure (bateria de 45 kWh, autonomia de 330 km WLTP, 126 cv / 93 kW de potência, 0 a 100 km/h em 11 segundos)
  • Pure Power (bateria de 45 kWh, autonomia de 330 km WLTP, 150 cv / 110 kW de potência, 0 a 100 km/h em 9 segundos)
  • Pro (bateria de 58 kWh, autonomia de 420 km WLTP, 145 cv / 107 kW de potência, 0 a 100 km/h em 9,5 segundos)
  • Pro Power (bateria de 58 kWh, autonomia de 420 km WLTP, 204 cv / 150 kW de potência, 0 a 100 km/h em 7,5 segundos)
  • Pro S (bateria de 77 kWh, autonomia de 550 km WLTP, 160 cv / 117 kW de potência, 0 a 100 km/h em 8,5 segundos)

Ser respeitoso com o meio ambiente não significa ser entediante, como demonstrado pelo desempenho de carros elétricos, tanto os "normais" quanto os de supercarros e hipercarros a bateria. De fato, alguns dias após o lançamento, a Volkswagen deixou em aberto o discurso de uma versão de alto desempenho do ID.3, capaz de respeitar totalmente a filosofia GT da marca (GTI, GTD e GTE).

Eventualmente, adotaria as iniciais GTX, já registradas e que caracterizarão os carros esportivos da família ID. a partir do ID.4. Carros que também terão tração integral devido à presença de mais de um motor elétrico.

Orgulhosamente elétrico

Enquanto esperamos descobrir as características desse modelo de alto desempenho, hoje podemos nos concentrar no que será vendido.

No ID.3, que tem a tarefa de levar a Volkswagen para além da mobilidade elétrica em larga escala, a linguagem de estilo teve um papel fundamental. Formas, cores, detalhes devem transmitir uma sensação de modernidade e tecnologia, mas também devem tornar o carro acolhedor, capaz de deixar os donos à vontade. E fora da tendência horizontal das luzes dianteiras e traseiras, foi projetado para distinguir fortemente o ID.3 dos carros a combustão.

Volkswagen ID.3 - versões e cores

As combinações de cores

A partir dessas considerações, nasceu o design exterior e interior. Um trabalho particularmente meticuloso foi realizado pela Color & Trim.

No exterior, os elementos mais característicos são representados pelas 6 cores da carroceria (branco, três variações de cinza, azul lavado com pedras e a já icônica turquesa Makena) que na 1ª edição são combinadas com o teto preto contrastante (padrão em toda a gama), com o acabamento em colmeia da coluna D e as rodas diamantadas em "estrela". 

No interior, os designers identificaram três paletas de cores para três ambientes distintos: um Platinum Grey, focado em tons de cinza escuro, um Dusty Dark, mais acolhedor, que combina preto com azul escuro e alguns elementos claros, e um terceiro Sufrano Orange, que graças a um painel de bronze e muitos elementos brancos transmite uma sensação de dinamismo e energia. 

As cores externas:

  • Gletscherwhite met.
  • Scale Silver met.
  • Mondstein Grey Uni
  • Mangangry met.
  • Stonewashed Blue met.
  • Makan Turquoise met.

Os acabamentos internos :

  • Platinum Grey
  • Dusty Dark
  • Safrano Orange