Considerando que uma das funções dos híbridos plug-in é a transição para a mobilidade 100% elétrica, a FCA, com a contribuição de empresas de transporte italianas, apostam no desenvolvimento de um sistema bem interessante para facilitar a vida dos motoristas nas chamadas zonas de tráfego limitado, comuns em grandes cidades europeias.
Conduzido pelo Turin Geogfencing Lab, juntamente com o Centro de Pesquisa Fiat e pelo município de Turim (Itália), a iniciativa visa criar um sistema que usa sensores integrados capazes de permitir que os híbridos plug-in circulem exclusivamente no modo elétrico ao adentrar áreas de tráfego restrito (onde apenas veículos 100% elétricos podem rodar).
"É um projeto particularmente importante para os motoristas e para as nossas cidades", destaca Roberto Di Stefano, gerente de mobilidade eletrônica da FCA, EMEA, observando que a iniciativa representa "a demonstração de que as administrações públicas e a indústria automotiva podem colaborar para "Identificar" o equilíbrio exato entre proteção ambiental e direito à mobilidade".
O projeto teve início há seis meses em Turim (Itália) e utiliza um Jeep Renegade PHEV, ao qual mais dois serão adicionados em breve. "Este é um sistema único no mundo", diz Di Stefano, explicando que "o motorista será notificado imediatamente antes da ZTL e o carro passará automaticamente para o modo 100% elétrico na entrada delas".
O motorista receberá um aviso quando tentar retornar ao modo híbrido ou à combustão e, se forçar a troca, o sistema poderá relatar a não conformidade à administração por meio de um protocolo de comunicação próprio desenvolvido pela FCA. Ao sair da zona restrita, o carro volta automaticamente ao modo de direção anterior.
"Quando o teste terminar e a tecnologia estiver calibrada, todos os veículos plug-in da FCA, independentemente da marca, estarão equipados com essa possibilidade", explica Di Stefano, que pretende "fechar e validar a tecnologia até o final do ano". E, em segundo plano, a ideia já é expandir cada vez mais esse sistema: "Agora ele é concebido e projetado em nosso sistema de entretenimento, mas na indústria tudo é possível. Agora vamos finalizar o protocolo de comunicação, após o qual estaremos prontos para discuti-lo com todos".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Renegade 4xe híbrido plug-in: teste de consumo na vida real
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Já dirigimos: Jeep Renegade híbrido, que virá ao Brasil, anda mais (e melhor)
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Jeep Compass e Renegade híbridos plug-in ganham linha de acessórios Mopar
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Jeep Renegade mostra hábitos do uso diário de veículos híbridos plug in