page ad skin

Volkswagen investe mais US$ 200 milhões em bateria de estado sólido

Empresa alemã aumentou sua participação na QuantumScape

Volkswagen ID.3 - 2
  • Volkswagen ampliou sua participação na empresa de baterias QuantumScape
  • Baterias de estado sólido tem desempenho superior em comparação as de íons de lítio 

Como temos destacado sempre, a bateria é um item crucial para a difusão dos veículos elétricos e as montadoras estão voltando todas as suas atenções para essa questão. Nesta semana foi a vez da Volkswagem, que anunciou um investimento de US$ 200 milhões para ampliar a sua participação na QuantumScape.

A empresa norte-americana especialista em baterias colabora com a Volkswagen no desenvolvimento conjunto de baterias de estado sólido, se preparando para sua produção em larga escala num futuro próximo.

Galeria: Polo de desenvolvimento de baterias da Volkswagen

No comunicado, a Volkswagen descreve a tecnologia de bateria de estado sólido como "a tecnologia mais promissora para a próxima geração de mobilidade eletrônica". O objetivo da tecnologia é que os carros elétricos alcancem faixas de autonomia e praticidade comparáveis a de um carro com motor à combustão.

"A Volkswagen está levando a mobilidade eletrônica ao mainstream. Uma posição forte no setor de baterias é um fator decisivo nesse sentido", afirmou Frank Blome, chefe do setor de células de bateria do Grupo Volkswagen.

“Estamos assegurando nossa base global de suprimentos com produtores eficientes, aumentando gradualmente as capacidades de fabricação e impulsionando o desenvolvimento da tecnologia de ponta em baterias de estado sólido. Nosso foco neste contexto é em parcerias estratégicas de longo prazo.”

Hoje em dia, a maioria dos carros elétricos usa baterias de íon de lítio. Uma tecnologia que é baseada em um eletrólito líquido usado para fazer o fluxo de corrente entre os eletrodos positivos e negativos - o ânodo e o cátodo. Já as baterias de estado sólido usam um eletrólito sólido para cumprir a tarefa. Estudos apontam que os eletrólitos sólidos têm vantagens sobre os líquidos, incluindo um tempo de carregamento muito mais rápido.

Fonte: Volkswagen

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários