Nesta segunda-feira (29), a Porsche anunciou um novo modelo de entrada para a linha Taycan na China. Esta nova versão vai oferecer um trem de força com motor único e tração traseira. Atualmente, todas as versões do Taycan (Turbo S, Turbo e 4S) têm motores duplos e tração nas quatro rodas. O novo Taycan básico compartilha a mesma transmissão de duas velocidades com os outros modelos Taycan.
Diferente dos Estados Unidos ou Europa, a tração nas quatro rodas não é um item tão essencial para os chineses, pois a maioria das regiões densamente povoadas não sofre com o excesso de neve. Também existem muitas regiões nos EUA e na Europa onde a tração nas quatro rodas é dispensável, por isso é concebível que a Porsche possa incluir também essa nova versão básica nesses mercados. No entanto, ao menos por enquanto, a Porsche só irá oferecer o Taycan básico na China.
O novo Porsche Taycan básico custa 888.000 yuans (R$ 683.700), enquanto o Taycan 4S sai por 1.148 milhões de yuans (R$ 884.000) na China. Nos EUA, o Taycan 4S tem preço sugerido de US$ 103.800 (R$ 566.080) - sem frete. O novo Taycan básico tem as mesmas opções de bateria que o 4S. Uma bateria de 79,2 kWh é de série, em comparação com a bateria de 93,4 kWh oferecido no Turbo e no Turbo S.
O "Performance Battery Plus" de 93,4 kWh pode ser adicionado como opcional para o novo Taycan de entrada, assim como para o 4S. Nos EUA, o custo desse pacote adiciona US$ 6.580 (R$ 35.884) a conta. O 4S possui um trem de força de motor duplo que produz 530 cv e 65,3 kgfm de torque.
A autonomia do Taycan de entrada, de acordo com a classificação otimista NEDC, é de até 412 km com o "Performance Battery" de 79,2 kWh e 489 km com o Performance Battery Plus de 93,4 kWh, dando ao modelo básico a maior autonomia entre todos os Taycan. Consideramos números reais até 25% abaixo desses patamares quando esta versão for homologada pela EPA.
Se a Porsche trouxesse o novo Taycan básico para os EUA, ele deveria competir mais de perto, pelo menos em termos de preço, com o Tesla Model S. O Model S parte de US$ 74.990 (R$ 408.800) nos EUA. Mas, para isso, você obtém um trem de força com tração integral e motor duplo, uma faixa classificada pela EPA de 647 km, 0-96 km/h em 3,7 segundos e mais carga e espaço para passageiros que o Taycan.
O novo Posche Taycan de entrada custa 23% menos que o 4S na China; portanto, se a Porsche mantivesse a mesma relação de preços entre os modelos, o Taycan de entrada seria vendido por cerca de US$ 79.990 (R$ 435.830) nos EUA.
Porsche Taycan: principais informações
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan elétrico "sobrecarrega" marca alemã: excesso de pedidos
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Porsche Taycan Turbo GT 2025: o carro mais potente já feito pela marca
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Porsche Taycan 2024 chega aos 952 cv e autonomia de 657 km; no Brasil em 2025
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo Porsche Taycan surpreende com 587 km de autonomia na vida real