Poucos dias após ter sido revelado em imagens oficiais, o Citroën e-C4, versão elétrica do novo C4, finalmente teve os primeiros detalhes e demais informações divulgados. A marca francesa aposta alto nesta nova geração, que promete colocar os "hatchbacks de volta no mapa", apesar do modelo ser uma mistura de estilos, com elementos hatchback, SUV e cupê.
Baseado na plataforma e-CMP, o Citroen ë-C4 compartilha muitos elementos com os outros carros de emissão zero do Grupo PSA. Em termos de trem de força, ele vem equipado com a mesma bateria de 50 kWh e o mesmo motor de 100 kW (136 cv) de seus primos. Isso garante autonomia de cerca de 350 km com uma única carga. O carro, que acelera de 0 a 100 em 9,7 segundos, atinge uma velocidade máxima limitada em 150 km/h.
O Citroën e-C4 possui três modos de condução. Você pode escolher entre Normal, Eco e Sport, com o segundo maximizando a autonomia e o terceiro que, ao contrário, penaliza um pouco as viagens mais longas em favor da performance.
Esteticamente, o carro muda completamente. A carroceria do e-C4 é definida, por um lado, por elementos típicos dos utilitários esportivos, como a dianteira alta ou os grandes arcos das rodas, por outro, por detalhes que destacam um caráter mais esportivo, com teto baixo e traseira mais angulosa.
A versão elétrica é reconhecida principalmente pela ausência das saídas de escape e pelas rodas de 18" com um design específico, projetado para melhorar a penetração aerodinâmica.
O interior é espaçoso, no qual cada elemento foi projetado para aumentar os centímetros disponíveis para os ocupantes. É por isso que os interiores são modernos e refinados, mas ao mesmo tempo definidos por linhas minimalistas e muito elegantes. De acordo com a tradição, foi dada especial atenção ao conforto, um conceito que a marca francesa persegue a todo custo.
A cabine pode ser personalizada ao gosto do cliente, podendo escolher entre seis ambientes diferentes, cada um com um caráter distinto. Além da configuração padrão, você pode optar por Urban Grey, Metropolitan Grey, Metropolitan Blue, Hype Black ou Hype Red.
O Citroen e-C4 possui 20 sistemas de segurança ativos e possui condução autônoma nível-2. Além disso, o carro tem um aplicativo dedicado e serviços específicos para tornar a condução elétrica mais fácil e intuitiva. Entre eles, a possibilidade de gerenciar e programar a recarga do celular ou o uso simplificado para as estações de carregamento públicas, graças ao serviço Free2Move.
Ainda é cedo para saber o preço deste novo elétrico assinado pela Citroën, mas a marca francesa garante que ele será acessível e se encaixará perfeitamente na gama dos novos C4 de propulsão a combustão.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C4 elétrico chega ao mercado com preço equivalente a R$ 203.000
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia