O acordo de colaboração entre a Suzuki e a Toyota, assinado no final ano passado, começa a dar frutos. A Suzuki anunciou nesta semana o lançamento na Europa do Across, um SUV híbrido plug-in (recarregável) totalmente baseado no Toyota RAV4 Prime.
Pelo tratado firmado entre as marcas japonesas, a Suzuki lançaria alguns modelos eletrificados da Toyota rebatizados para reduzir as emissões médias de sua frota de veículos novos e se enquadrar nos novos regulamentos anti-poluição cada vez mais rigorosos da União Europeia.
Falando do novo Suzuki Across, trata-se um SUV híbrido que praticamente não sofreu alterações em relação ao Toyota RAV4 Prime, nem mesmo em relação aos itens de segurança e tecnologia oferecidos. As poucas mudanças se concentram na dianteira, com faróis, grade frontal e para-choques redesenhados. As rodas de liga leve aro 19" também são exclusivas.
O conjunto propulsor híbrido plug-in do RAV4 Prime foi adotado sem modificações: o motor a gasolina 4-cilindros 2.5 litros de ciclo Atkinson associado a duas unidades elétricas, uma de 182 cv no eixo dianteiro e uma de 54 cv no eixo traseiro - a potência combinada é de 306 cv. No Across, a bateria de 18,1 kWh garante autonomia no modo elétrico de 75 km, um pouco mais do que no RAV4 com seus 65 km de alcance estimados na Europa.
O Suzuki Across híbrido plug-in possui ainda quatro modos de condução e todos os sistemas de assistência à condução disponíveis para o irmão. A chegada às lojas do mercado europeu ocorrerá no último trimestre de 2020, mas os preços ainda não foram divulgados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Primeiro SUV elétrico da Suzuki chegará em 2025
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
"Seremos os últimos": Suzuki diz que não vê vantagem nos carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Suzuki eVX: 1º SUV elétrico da marca está pronto para a produção