• Fábrica da Volkswagen em Emden, na Alemanha, passará a produzir veículos elétricos a partir de 2022
  • Marca anunciou que irá investir mais de 1 bilhão de euros na conversão

Com o objetivo de se tornar a líder mundial em mobilidade elétrica, a Volkswagen segue com seu plano estratégico e avança com a transformação e modernização de suas fábricas. A primeira foi Zwickau, que já não produz mais veículos a combustão e agora a marca alemã anuncia que a unidade de Emden, também na Alemanha, passará pela conversão para produzir veículos elétricos.

Mesmo diante da pandemia de coronavírus, a marca alemã mantém o cronograma e anuncia que irá investir mais de 1 bilhão de euros na conversão da fábrica de Emden, que já está em andamento e se prepara para que os primeiros carros elétricos montados sobre a plataforma MEB saiam da linha de produção a partir de 2022.

Galeria: Volkswagen ID.4 - fotos vazadas

Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen diz:

"Com a conversão de nossa fábrica em Emden em um local de produção para veículos elétricos, a Volkswagen está forçando o ritmo da mudança do sistema. Ao todo, a empresa investirá cerca de € 1 bilhão na transformação da fábrica. Em Emden será desenvolvida na pedra angular da nossa estratégia elétrica."

Fase de transição

De acordo com a empresa, Emden será a primeira fábrica na região da Baixa Saxônia onde serão produzidos grandes volumes de veículos elétricos. O destaque é o início da produção do novo SUV elétrico Volkswagen ID.4, que terá início em 2022 e será seguido por outros modelos da família ID - especulam-se as versões de produção dos conceitos ID. Vizzion (sedã e perua).  

Até que a conversão para a mobilidade elétrica esteja completa, algo que deve acontecer por volta de 2023/2024, a produção dos modelos Passat, novo Arteon e Arteon Shooting Brake continuará acontecendo neste período de transição. Quando finalizada, a nova planta para carros eletrificados terá capacidade anual de 300.000 veículos por ano.

Liderança em mobilidade elétrica

Embora não seja uma tarefa fácil, a Volkswagen pretende se tornar a líder mundial em mobilidade eletrônica e lançar mais de 20 modelos totalmente elétricos até 2025. Essa transformação é parte de um vultoso investimento que chega a 11 bilhões de euros até 2024. Os carros-chefe serão o hatch ID.3 e o SUV elétrico ID.4. 

Na Alemanha, os veículos elétricos do Grupo Volkswagen devem ser produzidos em Zwickau, Emden, Hannover, Zuffenhausen e Dresden. Em outros países, os carros elétricos serão fabricados em Mladá Boleslav (República Tcheca), Chattanooga (Estados Unidos), Foshan e Anting (China).

Fonte: Volkswagen