Tesla diz que hatchback "anti-VW ID.3" pode ser desenvolvido na Alemanha
Compacto elétrico pode ser desenvolvido na terra natal da Volkswagen
- Tesla pretende transformar fábrica europeia em referência tecnológica em termos de manufatura
- Gigafactory Berlim terá um centro de pesquisa e desenvolvimento próprio
- Unidade pode projetar e desenvolver o inédito hatchback rival do Volkswagen ID.3
A cada dia que passa surgem mais detalhes sobre os planos ambiciosos da Tesla para a sua futura Gigafactory em Berlim. Na última sexta-feira (10), Elon Musk disse, entre outras coisas, que a montadora de carros elétricos realmente pode projetar e desenvolver um inédito hatchback compacto na Alemanha, a terra natal da Volkswagen.
Tudo começou com o questionamento de um usuário do Twitter sobre a Tesla oferecer um modelo menor na Europa porque o Model Y seria um veículo grande para os padrões locais. Foi aí que o CEO da Tesla, Elon Musk, respondeu que seria interessante projetar e desenvolver um hatchback na Alemanha.
Galeria: Tesla Model Y 2020
Esse é um assunto que já foi abordado anteriormente, inclusive com a possibilidade do mesmo ser construído na China. Mas a enorme fábrica que a Tesla está construindo na Alemanha, a Gigafactory Berlim, terá vantagens competitivas, pois será mais concentrada na fabricação de veículos (não haverá produção de baterias, em princípio) e ainda contará seu próprio centro de design e desenvolvimento.
Outro destaque da futura fábrica alemã é a promessa da "revolução na produção", com métodos de manufatura, soldagem e pintura que prometem ser referência para a indústria automotiva. Caso essa evolução da montagem se concretize, a Tesla poderá reduzir consideravelmente os custos de produção.
Se beneficiando desta pequena "revolução" e também da redução de custos com as baterias, a marca norte-americana poderia lançar um hatchback elétrico para encarar o Volkswagen ID.3 com preço na casa de 30.000 euros - o que seria uma baita dor de cabeça para a alemã Volkswagen.
Trata-se de um projeto que realmente parece promissor, mas não deve se concretizar tão cedo. Afinal a marca de Elon Musk ainda tem muitas prioridades como fazer ajustes na produção dos seus modelos atuais, além dos lançamentos do Cybertruck, Roadster e do caminhão Semi antes de mergulhar em um projeto tão grande como este.
Fonte: Electrek
Galeria: Tesla Model S P100D
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia