• Chery eQ5 começa a ser vendido na China até o fim de 2020
  • SUV elétrico terá tecnologias como reconhecimento facial, conexão 5G e assistência ao motorista
  • Modelo está sendo feito sobre uma nova plataforma dedicada a carros elétricos

De acordo com a imprensa especializada chinesa, o projeto S61 da Chery está quase pronto e deve ser lançado ainda em 2020. Embora a nomenclatura ainda não seja oficial, trata-se do Chery eQ5, o primeiro SUV elétrico da marca, que ostenta uma nova identidade visual e promete alta eficiência além de muita tecnologia embarcada.  

Desenvolvido pela Chery Auto, uma joint venture chinesa da Tata Motors, o Chery eQ5 é baseado em uma nova plataforma elétrica chamada LFS que tem 93% de alumínio em sua composição. Amplo, o SUV elétrico possui 2.805 mm de distância entre-eixos e está equipado com rodas 225/60 R18.

Galeria: Chery eQ5

Outra novidade do SUV elétrico é a linguagem de design. Ela se caracteriza principalmente pela dianteira com o conjunto ótico dividido (LEDs na parte superior e projetor na parte de baixo) e uma falsa grade frontal. Uma das características é a linha de cintura alta e uma faixa cromada que percorre toda a lateral inferior e na traseira uma fileira de LEDs que interliga as lanternas.

A cabine possui um amplo quadro de instrumentos totalmente digital e sistema de entretenimento no console central. Há recursos tecnológicos como reconhecimento de voz AI, reconhecimento facial, assistência ao condutor, tecnologia 5G e controle de temperatura com sistema de purificação do ar, entre outros recursos.

Ainda não há dados oficiais sobre o sistema de propulsão, mas os principais sites especializados adiantam que o eQ5 terá um motor elétrico com dois níveis de potência - 120 kW (163 cv) e 130 kW (177 cv). A bateria será de íon de lítio (sem capacidade divulgada) e fornecerá autonomia de 510 km (NEDC)

O lançamento no mercado chinês está programado para o segundo semestre de 2020, com as primeiras unidades do Chery eQ5 saindo das linhas de produção em dezembro. O preço final partirá de algo em torno de RMB 200.000 (R$ 153,4 mil).

Fonte: Autohome, TekdeepsCCI