Recém lançado no Brasil, o Audi e-tron e o e-tron Sportback (que em breve será lançado por aqui) chegaram à linha 2021 com boas novidades para o mercado dos Estados Unidos. Os modelos totalmente elétricos da marca alemã agora contam uma nova versão, atualizações em termos de equipamentos e melhorias técnicas além de um preço de entrada mais baixo.
Em primeiro lugar, o destaque é que os dois modelos ficaram até US$ 9.000 (R$ 48.100), ou seja, até 12% mais baratos, o que deve ampliar consideravelmente as vendas:
Essa queda substancial no preço significa que as vendas devem aumentar e, a propósito, a Audi abrirá espaço para apresentar as versões esportivas S de ambos os modelos a um preço mais alto.
A segunda mudança mais importante é o aumento da autonomia do SUV e-tron de 328 km para 357 km (EPA). Isso representa 29 km a mais (8,8%) que a versão ano modelo 2019.
A Audi explica que o carro ampliou a autonomia por meio de ajustes otimizados de hardware e software no sistema de condução. Por exemplo, o motor elétrico dianteiro pode ser totalmente desativado para poupar energia.
"À medida que a tecnologia avança, a linha e-tron viu suas melhorias mais significativas com a capacidade e a eficiência da bateria disponível. Para uma configuração mais eficiente, graças a várias otimizações, o motor elétrico dianteiro pode ser totalmente desativado, reduzindo drasticamente o consumo quando não é necessário. Somente quando o motorista exige mais potência ou tração, os dois motores entram em ação ..."
Outro fator decisivo são os quase 3 kWh de energia adicional do pacote de 95 kWh (86,5 kWh efetivos no e-tron/e-tron Sportback) - representa um acréscimo de 3,6%. O buffer da bateria agora é de 8,5 kWh (ou quase 9% do total).
"... a quantidade utilizável da bateria de alta tensão aumentou para o modelo e-tron 2021. A bateria do Audi e-tron e do e-tron Sportback tem uma capacidade total de 95 kWh e agora oferece aos clientes acesso para um valor líquido de energia de 86,5 kWh - quase 3 kWh a mais que o modelo e-tron de 2019. O buffer de energia foi projetado para ajudar a garantir que os clientes desfrutem de desempenho sustentado da bateria durante toda a vida útil do veículo".
O e-tron Sportback 2021 mantém a autonomia de 351 km (EPA) como a versão do ano modelo 2020 lançada recentemente. Como o Sportback é mais aerodinâmico, acreditamos que ele terá alguma evolução mais adiante, pois deve ter autonomia maior do que a versão SUV.
"Em resposta ao feedback do cliente, foram feitas melhorias em todas as categorias para modelos e-tron do ano 2021, para um portfólio mais acessível e bem embalado. Exclusivo para o e-tron SUV, além da nova versão de entrada Premium é o pacote Convenience Plus, com o pacote de assistência ao motorista e o kit de acabamento externo em preto, incluindo grade em preto fosca, acabamento do para-choque dianteiro e traseiro e no SUV e-tron, barras de teto também em preto fosco."
Disponível desde abril no país, o modelo é oferecido por aqui em duas versões: Audi e-tron Performance (R$ 499.990) e Audi e-tron Performance Black (R$ 539.990), ambos com garantia de quatro anos para o veículo e de oito anos para a bateria. O segundo modelo da família e-tron por aqui será o Audi e-tron Sportback, que tem lançamento confirmado até o fim deste ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi Q8 e-tron começa a ser produzido em série com baterias Samsung
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Electric Tour: Banda viajou do Paraná ao Primavera Sound SP com Audi e-Tron
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi Q8 e-tron estreia como o sucessor do e-Tron e com 600 km de alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas da Audi está pronto para as ruas