Lançado há poucos meses na Europa e previsto para chegar ao Brasil no máximo até 2021, o Ford Kuga PHEV (Escape PHEV em alguns mercados) teve as vendas interrompidas por que alguns usuários do Reino Unido relataram incêndios no sistema de baterias - por conta disso a Ford está preparando um recall para o SUV híbrido plug-in.
A Ford publicou um comunicado admitindo que a venda de Kuga PHEVs construídos antes de 26 de junho de 2020 foi suspensa "temporariamente". A marca explica ainda que "informações de campo indicam que quatro incêndios em veículos provavelmente foram causados pelo superaquecimento das baterias de alta tensão".
Além de suspender as vendas do SUV híbrido plug-in, a marca também entrou em contato com os compradores do modelo e os orientou a não recarregarem as baterias de alta tensão até segunda ordem. Os proprietários ainda foram aconselhados a manter o carro no modo de condução "EV Auto".
Segundo informações do site britânico Autocar, a Ford já emitiu um recall para solucionar o problema e está entrando em contato com os clientes para agendarem o reparo de seus veículos junto à marca até o fim de agosto, assim que os componentes necessários para o conserto estejam disponíveis - acredita-se que 27.000 veículos sejam afetados globalmente.
O referido recall já consta no Sistema de Alerta Rápido da União Europeia para produtos perigosos informando que as unidades do Ford Kuga PHEV produzidas entre 1º de julho de 2019 e 5 de junho de 2020 foram afetadas. O alerta também diz que os veículos apresentam risco de incêndio por conta de "danos físicos ao Módulo de controle de diagnóstico de bordo secundário A (SOBDM) e / ou ao conector SOBDM podem permitir a entrada de água no módulo, o que pode causar um curto elétrico. Um curto no SOBDM pode causar o superaquecimento de uma ou mais células da bateria, aumentando o risco de incêndio."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Kuga foi o híbrido mais vendido no 1º semestre na Europa
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Cotado para o Brasil, Ford Escape PHEV tem problema da bateria resolvido
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Ford Escape híbrido plug-in, que pode vir ao Brasil, tem estreia adiada nos EUA
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Ford faz parceria com a Volvo para 'escapar' de multa por falhar em meta de CO2